Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 08/04/2025 às 18:32O Coletivo Aracuã, um grupo de batuques e estudos da Cultura Popular Brasileira, está com oportunidades abertas para novos integrantes, em Criciúma. Os ensaios iniciam no dia 16 de abril e são realizados quinzenalmente de forma gratuita no Clube União Operária, localizado no bairro Santa Bárbara.
Segundo a fundadora do grupo Cirandela e participante do Coletivo Aracuã, Priscila Schaucoski, os encontros têm a finalidade de estudar o ritmo do Maracatu de Baque Virado, ritmo afro-indigena brasileiro que é originário do Estado de Pernambuco (PE). “O grupo foi fundado por meio da professora de artes Eduarda Ciciatori, em 2023, e conta com mais de 20 integrantes”, disse.
Atualmente, o Coletivo Aracuã tem como puxador o músico e também fundador do Grupo Cirandela Bruno Andrade, que reforçou a importância do estudo e pesquisa da Cultura Popular Brasileira para formação de novos cidadãos e para a sociedade em geral. “Precisamos reconhecer e valorizar a sua amplitude para construirmos um futuro mais consciente e sustentável”, pontuou.
Confecção de novos instrumentos
Em preparação para o início dos ensaios, os integrantes se reuniram na sede do Grupo Cirandela para confecção e pinturas de novos instrumentos musicais. Segundo Priscila, a oficina, que foi uma ação com objetivo de receber e agregar novos integrantes, foi desenvolvida de maneira gratuita no dia 29 de março.
Na iniciativa foi confeccionado novos Agnês, instrumento musical percussivo, por meio da mediação da assistente social, Priscila Schacht. Foram pintadas também alfaias, tambores do coletivo com mediação da artista visual Lara Fachin, também integrante do Grupo Cirandela. Ambas também são participantes do Coletivo Aracuã.
Mais informações sobre o Coletivo Aracuã podem ser obtidas por meio do Instagram.
Leia mais sobre:
criciuma,
cultura,
União Operária,
Coletivo Aracuã.
Capivari de Baixo
Afabess
Inclusão social
Meu Olhar
Ações e eventos
Cinema
Grito de Carnaval
Capivari de Baixo
Ações e eventos