Fomento do agronegócio

Com mais de 250 expositores, Feira AgroPonte já está aberta para visitação em Criciúma

Programação encerra neste domingo, dia 18

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 14/08/2024 às 16:06
imagem da noticia
Foto: Amanda Ludwig/Traquejo Comunicação

Criciúma recebe mais uma edição da maior feira do agronegócio de Santa Catarina. Reunindo mais de 250 expositores dos setores de agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia, A 13⁠ª edição do evento, no Pavilhão José Ijair Conte, já está aberta para visitação nesta quarta-feira, dia 14. Com expectativa de receber mais de 80 mil visitantes, a abertura oficial está marcada para às 19 horas. Já a abertura dos portões ocorreu a partir das 16 horas. A programação encerra às 18 hora deste domingo, dia 18. 

Antes da abertura oficial na tarde de hoje, mais de mil profissionais atuaram na monta das estruturas em 20 dias de trabalho. Ao todo, serão 30 mil metros de área, que reunirão produtos dos expositores dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Em entrevista ao Portal Engeplus, o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes, afirmou que as estruturas já estão prontas e preparadas para receber os visitantes.

“Temos muita tecnologia, equipamentos e tudo de melhor para às áreas da agricultura e pecuária. Ao todo, participarão do evento cerca de 43 cooperativas da agricultura familiar e teremos mais de 500 animais na área da pecuária. Em mais uma edição, nossas expectativa é das melhores” afirmou Backes.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Com a abertura nesta quarta-feira, as pessoas poderão visitar indústrias, revendas e concessionárias de máquinas, tratores, colheitadeiras, equipamentos, ferramentas, tecnologias e insumos para a produção no agronegócio, agricultura e pecuária. A programação também inclui palestras, seminários, rodada de negócios, julgamento da Raça Bovina Brahman, concentração de machos Raça Crioula, manejo de criação da Raça Crioula e Mostra da Raça Crioula. 

Setor do agronegócio em Santa Catarina

Segundo o idealizador da AgroPonte, a principal importância do evento está relacionada com o Sul de Santa Catarina, principalmente por conta do movimento econômico que o setor do agronegócio está trazendo para o estado.

“Quando falávamos na economia de Santa Catarina, somente pensávamos em mineração, vestuário e metal mecânica. Porém, agora o agronegócio entrou nesta contabilidade, fazendo com que 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina seja formado pelo setor do agronegócio”, enfatizou Backes.

Responsável por representar o setor do agronegócio, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) participa deste a primeira edição da AgroPonte. Conforme o engenheiro-agrônomo da Epagri, Roberto Francisco Longhi, o evento é uma ponte entre a agricultura e o público urbano, ajudando no aumento das vendas e no fechamento de novos negócios. Neste ano, a AgroPonte terá bovinos puro de origem (PO) e puro por cruza (PC) de inúmeras raças, equinos, ovinos, caprinos, abelhas-sem-ferrão, coelhos e peixes.

“O evento mostra todo o setor da agricultura, como as máquinas e os animais. Atualmente, o espaço já está bem pequeno, justamente porque a Feira AgroPonte se tornou conhecida em Criciúma. Com isso, a agricultura familiar vem ganhando destaque, fazendo os expositores ganharem mais dinheiro e dando mais visibilidade para os trabalhos feitos pelos agricultores”, pontou Longhi.


AgroPonte é considerada a maior feira do agronegócio de Santa Catarina. (Patrick Stüpp/Portal Engeplus)

Processo de visitação

Os interessados podem visitar a AgroPonte por meio dos convites distribuídos pelos expositores, com acesso gratuito, ou por meio da compra dos ingressos nas recepções do evento. O ingresso custa R$ 20. Menores de 12 anos também têm acesso gratuito a todas as áreas, desde que acompanhados pelos responsáveis. Visitantes com convite também têm acesso gratuito.

Além disso, a meia-entrada também está disponível para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e também para professores da rede estadual. A programação oficial completa também pode ser conferida clicando aqui. Confira abaixo também os horários de funcionamento da feira:

Quarta-feira, dia 14: das 16h às 22 horas

Quinta-feira, dia 15: das 14h às 22 horas

Sexta-feira, dia 16: das 14h às 22 horas

Sábado, dia 17: das 10h às 22 horas

Domingo, dia 18: das 10h às 18 horas

Leia mais sobre:

criciuma,

economia,

agricultura,

agroponte,

agronegocio.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Economia