Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 25/04/2025 às 10:49O setor empresarial de Criciúma começou 2025 com números expressivos, segundo Thiago Rocha Fabris, secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Ao todo, foram abertas 2,4 mil empresas, um aumento de 27,5% em relação aos três primeiros meses de 2024.
“Este é um recorde no município para os primeiros três meses do ano. São empresas de todos os ramos e não são de Microempreendedor Individual (MEI). Esses dados mostram que a cidade está gerando emprego e, claro, consequentemente renda para o município”, explica Fabris.
Criciúma é a quarta cidade mais rápida do Brasil para abrir empresas, apresentando tempo médio de duas horas e 12 minutos. O dado é do boletim do Mapa de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A Casa do Empreendedor, localizada no Paço Municipal Marcos Rovaris, é um setor da prefeitura que dá apoio às pessoas físicas e jurídicas na criação e continuidade de um negócio. O local oferece informação e orientação para abertura de empresas, formalização de microempreendedores individuais (MEIs), formalização de profissionais autônomos, emissão de alvará e inscrição municipal, emissão de guias DAS - MEI, declaração anual (MEI), auxílio para emissão de notas fiscais, capacitações e consultorias e orientações sobre linhas de crédito disponíveis ao micro e pequeno empreendedor, dentre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.
Leia mais sobre:
criciuma,
economia.
Economia
Carteira de trabalho
Economia
Defesa do consumidor
Acic
Economia
Custo extra
Defesa do consumidor