Conhecimento

Conhecimento que transforma: Educação de Jovens e Adultos de Criciúma abre portas para o futuro

EJA da rede municipal de ensino forma mais de 300 alunos a cada ano

Por Redação Engeplus

Em 10/06/2025 às 11:02
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Gregori Flauzino

Educar, capacitar e gerar oportunidades. Esses são os princípios que guiam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) há 37 anos em Criciúma. Com um ensino gratuito e acessível, a EJA da rede municipal de ensino forma mais de 300 jovens e adultos acima de 15 anos a cada ano, que não tiveram acesso ou não puderam concluir o Ensino Fundamental.

Da alfabetização ao 9º ano, o estudante também pode escolher, em paralelo, um curso profissionalizante para ingressar no mercado de trabalho, em áreas estratégicas com maior número de vagas na região carbonífera.

Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, a EJA cumpre o papel de garantir o direito à educação e o acesso ao conhecimento, impulsionando o estudante na construção da cidadania e contribuindo para a entrada no mercado de trabalho.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“A Educação de Jovens e Adultos representa muito mais do que o acesso ao ensino, ela simboliza recomeços, sonhos retomados e novas oportunidades. Criciúma investe na educação como um pilar de transformação social e desenvolvimento humano. Seguiremos abrindo portas para a inclusão, dignidade e futuro para todos”, ressalta o prefeito.

Atualmente, a EJA possui aproximadamente 460 alunos matriculados, sendo 180 no ensino profissionalizante. As aulas do Ensino Fundamental acontecem nos períodos vespertino e noturno, de segunda a quarta-feira, em três escolas municipais de Criciúma, são elas: EMEB Rubens de Arruda Ramos, EMEB Professora Lili Coelho e na EMEB Paulo Tetruzzellis.

Às quintas-feiras, acontecem as aulas preparatórias para o mercado de trabalho, ofertadas na Satc, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Associação Beneficente Abadeus e no Bairro da Juventude, por meio de uma parceria entre o município e as instituições.

A secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette, ressalta a importância da iniciativa para aproximar jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em tempo escolar, mirando um recomeço.

“A EJA resgata histórias e valoriza cada trajetória. Oferecer ensino de qualidade, aliado à formação profissional, é dar a esses estudantes a chance de sonhar e de realizar. Nosso compromisso é garantir que todos tenham a oportunidade de aprender com dignidade, conhecimento e perspectiva de futuro”, enfatiza a secretária.

Ensino Fundamental rápido e acessível

Na EJA, o aluno pode acelerar seus estudos e concluir o Ensino Fundamental mais rápido. Cada semestre cursado equivale a um ano escolar, sem perder todos os conhecimentos essenciais para a formação. Os estudantes recebem transporte, alimentação e uniforme escolar, tudo de forma gratuita. De acordo com a coordenadora da EJA de Criciúma, Joice Poerschke, a iniciativa oferece oportunidades de aprendizado que vão além do conteúdo formal, promovendo o pertencimento e a inclusão.

“A EJA tem um currículo diferenciado para atender as demandas do público adulto, com conteúdos e materiais diferenciados, que respeitem os conhecimentos que o aluno possui, o seu capital cultural. Buscamos também oferecer experiências culturais e sociais que, muitas vezes, o estudante não tem acesso, como cinema, teatro e equipamentos turísticos do município”, explica a coordenadora.

EJA profissionalizante

Ao todo, o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) de Criciúma oferece dez opções de curso profissionalizantes nas seguintes áreas: administração, instalação e manutenção de ar-condicionado, vendas com informática, instalações elétricas, mecânica, padaria e confeitaria, costura básica, estética, soldagem e usinagem.

Os cursos presenciais possuem duração de até 80 horas, que compreendem aulas teóricas e práticas em laboratório. Ao final da capacitação, todos os alunos recebem um certificado de conclusão e participam da tão esperada formatura.

“Com os cursos profissionalizantes, damos um passo além da educação básica. Estamos formando pessoas para o mercado de trabalho, desenvolvendo talentos e ampliando horizontes. É a combinação entre conhecimento e prática que transforma vidas e impulsiona o crescimento da nossa cidade”, completa a coordenadora.

Recomeço para seguir em frente

“O primeiro dia de aula foi a maior felicidade, a realização de um sonho”. Esse é o depoimento de Maria do Carmo Colombo, aluna do 9º ano da EJA. Parou de estudar na 4ª série para ajudar a mãe a cuidar dos irmãos e trabalhar. Hoje, com 65 anos, está com a formatura agendada para o dia 2 de julho deste ano, data que marcará o encerramento e o início de um novo ciclo em sua vida.

“Deixei de estudar por que morava longe do colégio e meus pais não tinham condições de me levar. Na época, fiquei muito triste, mas sempre tinha comigo o pensamento de que voltaria a estudar um dia. Depois de aposentada, chegou a hora de voltar e pensar em mim, de realizar o meu sonho”, explica.

Maria do Carmo se matriculou na EJA e concluiu o curso de informática com um objetivo ainda maior em mente: entrar na faculdade de Administração. “Vou continuar estudando para me preparar para a faculdade, sempre buscando evoluir. Meu sonho é concluir a graduação para ter o meu próprio negócio ou trabalhar em alguma empresa. Isso está na minha cabeça e eu vou conseguir. Enquanto eu estiver viva e disposta, vou continuar estudando”, projeta.

Oportunidades disponíveis o ano inteiro

As matrículas permanecem abertas durante todo o ano, basta apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e histórico escolar. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com a instituição, por meio dos telefones:

EMEB Rubens de Arruda Ramos – (48) 3442 6490
EMEB Professora Lili Coelho – (48) 3478 7895
EMEB Paulo Petruzzellis (Bairro da Juventude) – (48) 3403 2718
Secretaria Municipal de Educação – (48) 3431 0100

Colaboração: Eduarda Salazar

Divulgação/Gregori Flauzino

Leia mais sobre:

criciuma,

eja.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Educação