Entrar para a história

Criciúma confiante em fazer a melhor campanha do clube em uma Taça São Paulo

Ano passado o Tigre foi eliminado na terceira fase da competição

Por Heitor Carvalho - heitor@engeplus.com.br

Em 13/12/2018 às 15:45
imagem da noticia
Foto: Heitor Carvalho

O Criciúma chegou a ficar de fora da Copa São Paulo 2019, já que precisava terminar entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Catarinense da Categoria de Base 2018 para garantir sua vaga, objetivo esse que não foi alcançado, o Tigre terminou a competição em quinto lugar. Mas após a desistência de uma equipe participante da Copinha, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) acatou o pedido do presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), e o Tricolor foi confirmado na Copa São Paulo um dia antes do sorteio dos grupos.

Agora, a menos de um mês da estreia na 50ª edição Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece de 2 a 25 de janeiro de 2019, o Criciúma realiza os ajustes finais para a competição. Ajustes esses que passam pela definição do grupo de jogadores, estudo dos adversários e dar sequência à preparação física e aos treinamentos.

Na última edição da Copa São Paulo, disputada ano passado, o Tigre se classificou como segundo colocado do Grupo 1, ficando atrás do líder Guarani (SP) apenas pelos critérios de desempate. A campanha da primeira fase foi de uma vitória e dois empates, nos três jogos disputados. Na fase seguinte o Tricolor eliminou a Votuporanguense (SP) por 3 x 0, se classificando para a terceira fase, onde acabou sendo eliminado pelo Atlético-PR, que venceu a partida por 3 x 0.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Prepação do Criciúma para a Copa São Paulo é feita em conjunto pelos profissionais da Categoria de Base do clube, Lalo, técnico do Sub-20, Wilsão, coordenador técnico e Serginho Lopes, coordenador geral.

Para o técnico da equipe Sub-20, Harison Cleiton Feltrim, o Lalo, o grupo está treinando forte e sabe que é a competição mais importante da categoria. "É se preparar bem já que no ano passado a gente conseguiu fazer uma boa campanha. Esse ano a gente vai com uma equipe jovem, tivemos o acréscimo de alguns atletas do juvenil, e a expectativa é boa, esperamos que a equipe consiga fazer uma das melhores participações do Criciúma na Taça São Paulo e se possível chegar ao título que é o nosso objetivo principal”, afirma.

O clube já têm uma pré-lista de 30 nomes para defender as cores do Criciúma na Copinha. Até o dia 28 a lista será reduzida para 25 atletas e posteriormente fechada com no máximo 23 jogadores.”Nesse grupo de jogadores estarão atletas do Sub-19, campeões da Copa Sul Sub-19 e também atletas do Sub-17, que ficaram com o vice do Campeonato Catarinense Sub-17”, pontua o coordenador geral da Categoria de Base do Criciúma, Serginho Lopes.

Como preparação para a Copa São Paulo, a equipe deve disputar três amistosos. O primeiro acontece dia 12, contra a equipe principal do Marcílio Dias, em Itajaí, depois contra o Aimoré, dia 22, no CT Antenor Angeloni, também contra a equipe principal, e o último amistoso que provavelmente será contra o Avaí ainda está sendo agendado.

O objetivo desses amistosos é preparar o grupo para os jogos difíceis.“Na Taça São Paulo não tem jogo fácil. A comissão técnica já está fazendo um levantamento e estudando os adversários”, afirma o coordenador, que vê como fundamental começar bem a competição. “Se a gente começar bem, a gente acaba bem. Estamos em uma chave muito difícil, mas podemos sim fazer uma boa campanha”.

Além de uma boa participação na Copinha despertar o interesse dos empresários que marcam presença nos jogos, a possibilidade de integrar o elenco principal do Tigre é um fator determinante para a motivação dos jogadores.”Acredito que essa seja a principal motivação, subir para a equipe principal, como aconteceu com Vinicius, Ronaldo, Carlos Eduardo, Nino, Jean Mangabeira, Eduardo, Andrew e Kalil, que defenderam o clube na primeira edição que participei,” lembra Serginho.

No Grupo 10 da Copa São Paulo, o Criciúma tem como adversário o São Carlos - time da cidade onde acontecerão todas as partidas do grupo -, além do América-MG e do Atlântico (BA). Lembrando que os dois melhores de cada um dos 32 grupos se classificam para a fase seguinte.

  • São Carlos x Criciúma - 03/01 às 17h45

  • América - MG x Criciúma - 05/01, às 11 horas

  • Atlântico (BA) x Criciúma - 08/11, às 17h45

Durante a disputa da Copa São Paulo, o braço direito de Serginho no clube, o ex-jogador Wilsão, coordenador técnico da Categoria de Base do Criciúma, ficará responsável pela preparação dos garotos que disputam a Copa Brasil de Futebol Infantil Sub-15, mais conhecida como Copa Votorantim, também disputada em São Paulo no mês de janeiro.

Leia mais sobre:

tigre,

criciuma,

tricolor,

Copa São Paulo,

copa são paulo de futebol junior,

copinha.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes