Reforço

A camisa 23 tem dono: com direito a sessão de autógrafos, Éder é apresentado no Criciúma

Jogador chega com contrato de dois anos e retorna ao clube depois de 18 anos

Por Lucas Renan Domingos -

Em 23/01/2023 às 20:17
imagem da noticia
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus

A camisa 23 do Criciúma tem oficialmente um dono. O número vai estampar as costas do atacante Éder pelos próximos dois anos, período de contrato que o jogador assinou com o Tigre. Na tarde desta segunda-feira, dia 23, o atleta foi apresentado e descreveu a emoção de retornar ao clube onde foi formado depois de 18 anos de carreira em grandes clubes na Europa e no Brasil. A apresentação ainda contou com sessão de autógrafos. 

No Criciúma, como profissional, Éder atuou nas temporadas de 2004 e 2005 antes de transferir para o futebol europeu. Na Itália jogou em 13 temporadas defendendo Empoli, Frosione, Brescia, Cesena, Sampdoria e Inter de Milão. No seu último clube no futebol italiano, foi convocado para a Seleção Italiana e foi o atacante titular na disputa da UEFA Euro 2016. 

Na China foram mais três temporadas pelo Jiangsu Suning, onde foi campeão nacional, em 2020. No retorno ao Brasil, Eder foi contratado pelo São Paulo onde ficou em 2021 e 2022 e, agora, acertou sua volta ao Tigre.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“Tudo o que está acontecendo é um sonho. Nem se eu fosse escrever que eu gostaria de uma carreira do modo como está sendo, eu não acertaria. Eu sou grato ao Criciúma por ter me dado a vitrine para o futebol brasileiro e europeu. Eu só tenho a agradecer pelo Criciúma pela oportunidade de me tornar profissional, ser campeão catarinense em 2005 e depois ir para a Europa. E voltar depois de quase 18 anos é um sonho”, disse.

Aos 36 anos e natural de Lauro Müller, o atacante confirma que o Tigre será seu último clube na carreira. “Eu acho que o Criciúma é meu último clube na carreira. Ainda me sinto bem, quero dar meu máximo a cada dia. Eu posso dizer que o ciclo vai se encerrar aqui e não poderia ser de maneira melhor”, frisou Eder.

Expectativa pela reestreia

O torcedor do Criciúma viveu uma longa espera desde o início da negociação até a concretização do acerto. Agora os carvoeiros esperam ansiosos para rever o atacante novamente dentro de campo. O jogador vinha treinando fisicamente, mas prega cautela até a sua reestreia.

“Temos que ter paciência. Desde a primeira conversa com o presidente eu comecei a treinar, mas eu acho que não podemos cometer erros para depois perder meses pela frente”, pontuou.

Ao longo de sua trajetória, Éder se destacou pela velocidade, atuando como um segundo atacante. Foi assim que jogou na Itália e na China. Já na reta final de sua passagem pelo São Paulo, passou a jogar mais centralizado, como um centroavante, mas no Tigre ainda não definiu em qual posição estará.

“Eu estou menos rápido”, brincou o jogador. “A decisão vai ser do técnico. Eu tenho que me colocar na melhor situação física possível e depois ele vai definir a parte tática”, completou.

Sessão de autógrafos

Após a apresentação, Éder teve contato direto com o torcedor. Ganhou camiseta e boné da Barra Os Tigres, uma das torcidas organizadas do clube. Depois, em uma ação organizada pelo departamento de marketing do Criciúma, realizou uma sessão de autógrafos.

“O reencontro com a torcida do Criciúma vai ser uma emoção única. É algo que só vou saber explicar na hora. Eu dormi embaixo dessas arquibancadas. Eu espero contribuir com o clube e somar em um grupo que já é muito forte”, acrescentou.

O torcedor Eduardo Ferro, acompanhado da esposa Gisleine Ferro e do filho Lucas Ferro, foi um dos primeiros a garantir a assinatura do novo camisa 23 do Criciúma. Autógrafo na camisa, na bandeira, foto e espera para ver Éder em campo.

“Esperamos que ele faça muitos gols para que a gente possa ganhar pelo menos o título do Campeonato Catarinense. O Éder é um atacante de outro patamar, está em um nível de futebol elevado. Queremos que ele jogue o quanto antes para nos ajudar com os gols”, projetou Eduardo.

Assista abaixo a coletiva de apresentação do atacante Éder:

Leia mais sobre:

criciuma,

esporte,

eder,

autógrafos.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes