Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 12/12/2023 às 18:05Ela vendeu docinhos no semáforo para custear a participação no Mundial de Jiu-Jítsu disputado em São Paulo. E aos 14 anos de idade, a criciumense Gabriela Ferreira Antunes superou a dificuldade, venceu a luta contra a paulista Gilian Temi Domingues Kuno e conquistou o título mundial da categoria Kids durante competição promovida pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE) em parceria com a Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro Esportivo (IFSBJJ). O torneio aconteceu no início do mês, no ginásio do Ibirapuera.
Gabriela lutou na categoria faixa cinza/amarela até 43 quilos e atualmente é faixa cinza. A vitória deu a ela a primeira colocação no ranking infanto-juvenil/peso pena da categoria cinza/amarela da CBJJE. Ela entende o tamanho da conquista e sabe que a história de superação pode alcançar outras crianças e adolescentes. “Eles têm que acreditar no sonho deles, assim como eu acreditei no meu. E ir atrás que logo alcança os seus objetivos. A gente batalhou bastante para chegar lá e eu acho que foi um título muito importante para mim. Estou muito feliz”, reflete a jovem, que mora no bairro Cristo Redentor.
Da ginástica para o tatame
A menina é considerada um grande talento a ser lapidado pelos mestres da academia Milioli Jiu-Jítsu. O pai de Gabriela, Jeferson Antunes, explica que a trajetória da garota no esporte iniciou na ginástica artística, onde foi campeã catarinense na trave, solo e salto. Até que um dia participou de uma aula experimental no jiu-jítsu.
“Ela viu que tinha talento. A gente percebeu isso e na primeira aula o nosso mestre já disse que ela tinha talento para conquistar o mundo, que era um diamante a ser lapidado. Então ela ficou praticamente um ano treinando”, afirma Antunes.
Junto com a filha, ele viralizou em um vídeo no Instagram (confira acima), gravado justamente durante a conquista em SP. A publicação atingiu 2,7 milhões de visualizações.
Talento compartilhado com os irmãos
Na primeira competição, ainda regional, Gabriela ficou em primeiro lugar. A conquista teve sabor especial, já que os outros três irmãos, Maria Vitória Pereira Antunes, 13 anos, Emily Ferreira Antunes, 11, e Kaleb Pereira Antunes, 9, também venceram em suas categorias. “Levei todos os quatro na primeira competição. E todos eles ganharam a competição regional. Conforme eles foram se destacando aqui dentro do município, começamos a levá-los para outras competições. Só no Mundial que a gente levou as duas, Gabriela e Maria Vitória, porque não tivemos condição de levar todos”, explica o pai.
É justamente com Maria Vitória que Gabriela possui clima de rivalidade dentro do tatame. As duas já lutaram seis vezes em competições, com três vitórias para cada lado. Em janeiro, haverá tira-teima durante a Copa Amesc, que contará pontos para o ranking liderado justamente por Maria Vitória. Detalhe: se vencer a irmã, Gabriela assumirá a dianteira. Por isso, promete entrar focada. “Mais focada pra bater nela”, brinca a campeã mundial.
Rafael Milioli é o professor dos quatro irmãos e percebe o quanto eles possuem talento para evoluir, sobretudo puxados pelo incentivo do pai e da mãe, Kelly Cristina Antunes. “É bem difícil encontrar alguém que faça igual o Jeferson, de abraçar realmente a causa e levar para o âmbito da competição. Os pais incentivam bastante as crianças, mas dessa forma é diferente. E deu de ver que tanto a Gabriela quanto a Vitória se dedicavam e gostavam muito da parte de competição. Elas começaram a se destacar e a partir deste momento começamos a enxergá-las com outros olhos”, argumenta.
Quarteto fantástico: irmãos posam para foto junto com os pais Jeferson e Kelly. (Foto: Divulgação)
Futuro será no esporte
Antes de eu entrar na ginástica, eu não fazia nenhum esporte, só estudava mesmo. E depois que eu entrei no esporte, mudou totalmente, tanto a rotina de estudo quanto a rotina de treino. Eu treino praticamente todos os dias e além de treinar na minha turma, eu também treino com os adultos. Além da educação, da disciplina dentro e fora do tatame, o esporte para mim é tudo.
Gabriela Ferreira Antunes, campeã mundial de jiu-jítsu
_____________
O pai garante que se depender do apoio dele, os filhos terão carreira no esporte, porém possuem total liberdade para decidir. Gabriela, por exemplo, estuda na escola José Cesário da Silva, no bairro Jardim Maristela, e em 2024 iniciará o ensino médio. A adolescente pretende fazer faculdade e seguir no esporte profissional. “Vou fazer uma faculdade, mas a princípio eu vou viver do jiu-jítsu, competindo… Essa é a ideia. A faculdade vai ser um segundo plano para ter uma alternativa, mas o jiu-jítsu é o principal”, explica a jovem atleta.
O mestre da academia Milioli Jiu-Jítsu, Duda Milioli, vê significado neste sonho alimentado pela família de Jeferson. Para ele, a campeã mundial atende todos os pré-requisitos para ter sucesso na modalidade. “É uma menina dedicada, vive o jiu-jítsu na essência dele. É uma das primeiras a chegar na academia e a última que sai. Ela leva o jiu-jítsu para fora da academia, não só com a família, mas com as crianças da escola. E tirando tudo isso, todo esse amor pela modalidade, agora veio essa medalha para coroar o trabalho dela. É óbvio que está começando agora, mas é muito importante para o início da carreira dela”, explica.
Em três anos lutando jiu-jítsu, Gabriela possui cerca de 30 títulos. (Fotos: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus)
Milioli explica que a tendência é que as irmãs atinjam a faixa preta de forma rápida, caso continuem no processo dedicado de treinamento, disciplina e foco. Além claro, de incentivo no seio familiar. “Ela está no começo, está recém iniciando. É faixa cinza ainda, mas a gente almeja a faixa preta e vê ela ser campeã mundial de faixa preta, não só ela, mas a irmã dela também, a Vivi, que é muito habilidosa. Eu não tenho dúvida que elas vão chegar. O pai e a família incentivam muito, isso é um ponto positivo”, relata.
Enquanto nutre uma trajetória de sucesso para os filhos, Antunes busca aumentar o leque de patrocinadores para que o quarteto siga na direção das conquistas e de uma carreira no esporte. Empresas e pessoas interessadas em conhecer mais da história da família e/ou patrocinar, basta entrar em contato pelo telefone (48) 99668-1374 ou no Instagram pelo perfil familia.antunes01. A academia Milioli Jiu-Jítsu está localizada na rua R. Cel. Marcos Rovaris, no Centro de Criciúma. Para entrar em contato e saber mais sobre a metodologia de treino, basta entrar em contato pelo Instagram ou pelo telefone (48) 98822-5731.
Leia mais sobre:
criciuma,
jiu-jitsu,
Milioli Jiu-jítsu,
Gabriela Ferreira Antunes,
Academia Milioli.
Série B
Confirmado
Criciúma oficializa a demissão de Zé Ricardo
Classificados!
Técnico carvoeiro
Vale o título
Manifestação
Classificados!
Técnico carvoeiro