Série B

Criciúma leva três gols na etapa final, perde para o Goianiense e mantém jejum de vitórias longe do HH

Tigre não vence fora de casa desde a 16ª rodada

Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br

Em 22/09/2023 às 23:32
imagem da noticia
Foto: Celso da Luz/Criciúma EC

O Criciúma não foi páreo para o Atlético Goianiense e acabou derrotado por 3 a 1 na noite desta sexta-feira, dia 22, pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Tigre não vence fora de casa desde a 16ª rodada, quando superou o ABC em Natal. Hoje, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, o time catarinense fez um primeiro tempo equilibrado contra o Dragão, mas levou três gols na etapa final e agora se vê pressionado por vitórias para seguir na briga pelo G4.

Na próxima rodada, o compromisso será novamente longe do Heriberto Hülse. Em Caxias do Sul, o Criciúma visita o Juventude no estádio Alfredo Jaconi. A partida acontece no sábado, dia 30. Com a derrota em Goiânia, a equipe de Claudio Tencati é a 5ª na tabela de classificação, com 48 pontos. Já o Atlético Goianiense é o 7°, com 47, e duela com o Ceará no domingo, dia 1° de outubro.


Lesionado, Hygor deixou o campo ainda no primeiro tempo. (Fotos: Celso da Luz/Criciúma EC)

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Início ruim 

Após dominar as primeiras ações do jogo, o Tigre foi dominado nos minutos iniciais e contou com a falta de precisão do adversário para manter o placar fechado. O Atlético Goianiense, com casa lotada, se jogou no ataque e incomodou a defesa carvoeira. Logo aos dois minutos, Gustavo Coutinho, artilheiro da Série B com 12 gols, quase marcou após encobrir Gustavo. O chute saiu forte, pela linha de fundo. 

A pressão seguiu. Aos três, Coutinho cruzou rasteiro em investida pelo lado direito de ataque e Rodrigo afastou para escanteio. Na cobrança, Dodô tabelou com Shaylon e cruzou. A bola encobriu os defensores do Tigre, mas não encontrou nenhum atacante e passou ao lado da trave direita.

Com dificuldade na saída de jogo, o Criciúma apenas devolvia a bola para o adversário e seguia pressionado. Aos 13, Shaylon recebeu na entrada da área e chutou forte, só que errou o alvo.

Tigre equilibra

A partir dos 15 minutos o Criciúma melhorou em campo. Não só melhorou como equilibrou as ações e passou a assustar o adversário. Aos 18, Rômulo finalizou por cima. Aos 21, Claudinho chegou pela direita e cruzou na cabeça de Hygor, que cabeceou no travessão. Logo depois, o Goianiense precisou trocar o artilheiro Gustavo Coutinho, lesionado, por Matheus Peixoto.

O time de Tencati seguiu aproveitando o momento de instabilidade dos donos da casa. Aos 23, Rômulo tentou mais uma, e de novo errou o alvo. Depois, aos 27, foi a vez de Fellipe Mateus, que levou perigo com uma finalização a meia altura, mas também para fora.

Clima quente

Aos poucos, o Dragão foi retomando a confiança e voltou a ocupar o campo de ataque. Aos 37, Dodô aproveitou confusão na área e arriscou forte, mas isolou. Na sequência, Shaylon finalizou de fora, a bola bateu no braço de Rodrigo, porém a árbitra Edina Alves Batista considerou que o zagueiro estava com o braço ‘colado’ no corpo e mandou o jogo seguir. 

A reta final do primeiro tempo foi de confusão. Primeiro o técnico Jair Ventura levou cartão amarelo por reclamação. Depois, Hygor sofreu estiramento muscular e pediu substituição, mas os jogadores do Atlético cobraram lateral rápido e chegaram com perigo. O lance indignou Eder, que partiu para cima de Baralhas para reclamar e levou uma peitada de Luiz Fernando. Tanto o atacante do Criciúma quanto o meia do Goianiense levaram cartão amarelo. Já Hygor foi substituído por Welinton Torrão.


Eder marcou de falta e ainda acertou o travessão, mas não evitou a derrota.

Gol lá, gol cá

O Atlético Goianiense voltou melhor na segunda etapa. E fez valer o bom momento. Em lance polêmico, Shaylon tocou a mão na bola ao tentar dominá-la, depois passou para Baralhas, que limpou a marcação e acertou um lindo chute de fora da área. A bola entrou alta, no canto direito de Gustavo. Edina Alves ainda revisou o lance no monitor antes de confirmar o gol, para indignação dos jogadores do Tigre e do técnico Claudio Tencati, que pediram toque na mão.

Após sofrer o gol, Tencati promoveu uma série de alterações, trocando Claudinho, Rômulo e Walisson Maia, por Cristovam, Marquinhos Gabriel e Matheus Mancini. Com as mudanças, o Criciúma partiu para o ataque e não demorou para empatar. Aos 15, Fellipe Mateus finalizou a primeira dos catarinenses na etapa final, mas parou no goleiro Ronaldo. Depois, Eder foi derrubado na entrada da área. Ele mesmo cobrou e correu para o abraço. Em um chute forte, a bola desviou na barreira, enganou o goleiro e foi dormir no fundo da rede.

Dragão faz o segundo e o terceiro

Embalado pela torcida, o Atlético Goianiense não demorou para responder. E marcou duas vezes. Kelvin, que recém havia entrado no lugar de Dodô, cruzou na medida para Luiz Fernando cabecear com precisão e recolocar os goianos na liderança do placar. O gol de Luiz Fernando foi aos 21 minutos. E aos 26, Shaylon ampliou. Em contra-ataque, ele tabelou com Baralhas e mandou no canto esquerdo de Gustavo. 

A melhor chance do Criciúma para descontar aconteceu novamente com Eder, em cobrança de falta. O chute saiu forte e explodiu no travessão. E foi só. Final: Atlético Goianiense 3x1 Criciúma.

Ficha técnica para Atlético Goianiense 3x1 Criciúma

Competição: Campeonato Brasileiro da Série B, 29ª rodada.

Data: Sexta-feira, dia 22 de setembro.

Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

Horário: 21h30min.

Arbitragem: Edina Alves Batista (SP/Fifa) comandou o apito, auxiliada por Alex Ang Ribeiro (SP/Fifa) e Maira Mastella Moreira (RS). Igor Junio Benevenuto (RS/Fifa) comandou o árbitro de vídeo (VAR).

Cartão amarelo: Jair Ventura, Luiz Fernando, Matheus Sales, Bruno Tubarão (ATL); Eder, Barreto, Cristovam (CRI).

Gols: Baralhas (4’ 2°T), Luiz Fernando (21’ 2°T) e Shaylon (26’ 2°T) (ATL). Eder (16’ 2°T) (CRI).

Atlético Goianiense: Ronaldo (c); Bruno Tubarão, Alix Vinicius, Heron e Lucas Esteves; Matheus Sales (Rhaldney), Baralhas, Shaylon, Dodô (Kelvin) e Luiz Fernando (Airton); Gustavo Coutinho (Matheus Peixoto).

Técnico: Jair Ventura

Criciúma: Gustavo; Claudinho (Cristovam), Rodrigo (c), Maia (Matheus Mancini) e Hermes; Rômulo (Marquinhos Gabriel), Arilson, Barreto (Léo Costa) e Fellipe Mateus; Éder e Hygor (Welinton Torrão).

Técnico: Claudio Tencati

Leia mais sobre:

criciuma,

Atlético Goianiense.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui