Por Redação Engeplus
Em 30/07/2024 às 21:43A atleta criciumense Maria Luiza Honorato, conhecida como Malu, conquistou a medalha de prata no Pan Kids 2024 de Jiu-Jitsu, realizado em Orlando, nesse fim de semana. O campeonato, organizado pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), é o maior torneio de jiu-jítsu do mundo para crianças. Malu continua sua jornada nos Estados Unidos, treinando na academia de artes marciais de Ronaldo Jacaré, lutador de MMA e jiu-jítsu. Ela se prepara para o ADCC Youth Championship, o maior evento de grappling do mundo, que ocorrerá em Las Vegas no dia 16 de agosto.
“Aqui, estamos cercados de grandes nomes, grandes referências. Ela está treinando ao lado de campeãs. Estamos em um grande centro incentivador do esporte. Há um mercado aqui. O Estados Unidos é o maior eixo da luta. Para todo grande atleta que quer viver do jiu-jítsu, a América do Norte é o melhor lugar”, destaca Diego Caetano, pai e treinador de Malu.
Performance de vencedora
Para o Caetano, competir com oponentes de outras nacionalidades prova que o desempenho da atleta está bem acima da média. “Foi muito positivo para a Maria. Ela lutou com uma canadense e uma norte-americana. Com o Pan Kids, entendemos que nosso trabalho é muito relevante. Furamos a bolha, principalmente no entendimento de que temos uma performance tão boa quanto os atletas dos grandes centros. Isso é algo fantástico”, observa.
Reconhecimento internacional
Estar em campeonatos mundiais em solos estrangeiros significa, para a família, romper as fronteiras de um sonho que fora planejado e projetado para o sucesso quando Maria ainda era muito pequena. Honrando Criciúma, sua cidade natal, o nome da atleta já ecoa em três continentes: na América, ao garantir, muito recentemente, o segundo lugar no Pan Kids 2024 de Jiu-Jitsu; na Europa, com uma medalha de prata no Europeu Kids de Jiu-Jitsu 2023, realizado na Irlanda; e na Ásia, com seu terceiro lugar no Mundial Kids de Jiu-Jitsu, realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, também em 2023.
Este é apenas o começo de uma carreira brilhante e a família de Malu quer alçar voos ainda mais altos. “A Maria tem um grande potencial. A partir daqui, ela terá mais outras oportunidades. Ela esteve nas finais de todos os campeonatos de grande reconhecimento neste ano. Isso mostra o quanto ela tem se dedicado, se preparado. Tem disposição para lutar pelos lugares mais altos. Os resultados dela mostram isso”, afirma o pai, orgulhoso.
ADCC em Las Vegas é um desafio
Maria recebeu um convite especial do organizador-chefe do ADCC, Mohammad Jassim, para participar do evento histórico que marcará o primeiro Campeonato Mundial ADCC na categoria Kids, em 16 de agosto. Sua qualificação foi o fator decisivo para sua seleção, colocando-a em uma posição de destaque no evento. Este campeonato representa uma oportunidade única para Maria.
Impasse do visto americano
Em 2023, a família de Malu enfrentou a negativa do visto para entrar nos Estados Unidos. Após um ano de espera, conseguiram a liberação e puderam viajar para competir, com o suporte de uma turismóloga que auxiliou nos processos complexos de migração temporária. A atleta está satisfeita com a viagem e focada nos treinos.
“Foi uma experiência muito legal conseguir o meu visto e vir lutar. Para chegar aqui, treinei bastante, me dediquei”, diz. “Estou treinando no Jacaré. Tô aprendendo bastante”, completa.
Colaboração: Thais Borges/Assessoria de Imprensa
Leia mais sobre:
criciuma,
esportes,
jiu-jitsu,
Estados Unidos,
Maria Luiza Honorato.
Em Fortaleza
Segunda partida
'Sai zica'
Orgulho Catarinense
Em Fortaleza
Segunda partida
Orgulho Catarinense