Por Rafaela Custódio -
Em 24/03/2024 às 18:27O Criciúma é finalista do Campeonato Catarinense. A equipe carvoeira venceu o Barra nos pênaltis por 4 x 3 na tarde deste domingo, dia 24, no estádio Heriberto Hülse, pelo jogo de volta da semifinal do Estadual. No tempo regulamentar, o Tigre devolveu o placar de 2 a 1 e com o goleiro Gustavo brilhando nas penalidades, chegou a segunda final consecutiva.
Os gols da partida foram marcados todos no primeiro tempo. Fellipe Mateus e Kayzer anotaram para o Criciúma e Wesley para o Pescador. A final do Catarinense será disputada em dois jogos e o Tigre encara o Brusque, mesmo adversário que venceu na decisão em 2023. O primeiro jogo ocorre fora de casa e o segundo no Majestoso, a equipe tricolor teve a melhor campanha da primeira fase e, por isso, tem a vantagem de decidir em casa.
Primeiro tempo
A primeira oportunidade da partida foi do Criciúma. Os donos da casa trabalharam a bola durante todo o campo até chegar para Fellipe Mateus no lado direito do campo. O meia alçou bola na área, mas Éder não conseguiu chegar e o goleiro Ewerton apenas acompanhou o lance.
Tigre abre o placar
Aos 5 minutos, o Tigre conseguiu balançar as redes com Fellipe Mateus. O lateral Claudinho foi na linha de fundo no lado direito, cortou o marcador e cruzou na medida para Marcelo Hermes no lado esquerdo, o lateral escorou de cabeça para o meio da pequena área e Fellipe Mateus apareceu para cabecear a bola para o fundo do gol.
Apesar do gol, o Criciúma continuou pressionando o adversário. O meia Fellipe Mateus recebeu e tocou para Claudinho na direita. O lateral cruzou na medida para Felipe Vizeu dentro da área, o atacante tentou chutar de primeira de perna esquerda, mas a bola saiu pela linha de fundo.
A primeira chegada do Barra foi aos 17. Após troca de passes, a bola sobrou para Elton. O volante recebeu na entrada da área e chutou forte, mas Rodrigo colocou a cabeça e desviou para o escanteio. Marcelinho cobrou escanteio rápido e curto e Muriel alçou a bola na área, mas a defesa tricolor afastou o perigo, entretanto, a bola ficou com o Pescador e Marcelinho novamente cruzou para a área, o zagueiro Tobias Figueiredo se atrapalhou para cortar e a bola sobrou limpa para Gabriel Jesus, que chutou forte, mas Gustavo defendeu e mandou para escanteio.
Ao 22, o Tigre voltou assustar o Pescador. Após troca de passes na frente da área, a bola sobrou para Fellipe Mateus, o meia cortou o adversário e arriscou o chute, mas a bola foi desviada para a lateral. O Criciúma continuou com a posse de bola e trabalhando o ataque pelo lado direito, até que Claudinho tocou para Meritão na meia-lua da área, o volante tentou chutar, mas novamente o chute foi bloqueado.
O Criciúma conseguiu recuperar a bola no campo de defesa com Fellipe Mateus. O meia arrancou e tocou para Éder no lado esquerdo do campo, o atacante arrancou, entrou na área e inverteu o lance para a Kayzer no lado direito, entretanto, o camisa 11 se atrapalhou e não conseguiu chutar e perdeu a bola.
O lateral DG sofreu falta de Fellipe Mateus aos 32. Marcelinho alçou bola na área, mas a defesa tricolor conseguiu afastar o perigo. A bola sobrou para Meritão, que sofreu falta de Alex Henrique.
Tigre amplia o marcador
O Criciúma marcou o segundo gol da partida com Kayzer aos 37. O lance do gol iniciou com Claudinho pela direita, que tocou para Meritão e passou para Felipe Vizeu, que atrapalhou o defensor do Pescador e a bola sobrou para Kayzer, que sozinho empurrou para o fundo do gol. O lance foi revisto pelo árbitro de vídeo por impedimento, porém o gol foi validado.
Criciúma quase marca o terceiro
Um minuto após marcar o segundo gol, o Tigre quase ampliou o marcador com Éder. Em um contra-ataque, Claudinho foi à linha de fundo pelo lado direito e cruzou rasteiro para dentro da área, o atacante Felipe Vizeu fez o corta luz e a bola sobrou para Éder, mas o camisa 23 foi impedido de fazer o gol pelo defensor do Barra.
Barra diminui o marcador
No final do primeiro tempo, o Barra conseguiu diminuir o marcador. Após cobrança de escanteio de Muriel no primeiro poste, Roldan desviou e Wesley sozinho de cabeça marcou o gol.
Segundo tempo
A primeira chance da etapa final foi do Barra. Com menos de um minuto, Marcelinho recebeu na área, cortou Claudinho e tocou para Roldan, que chutou colocado no canto esquerdo, mas Gustavo apenas acompanhou o lance.
Aos 8 minutos, Criciúma trocou passes pelo lado direito do gramado. A bola sobrou para Felipe Vizeu que tentou cruzar, mas a bola ficou com o goleiro Ewerton.
A equipe mandante chegou na área após troca de passes no meio-campo. A jogada iniciou na direita com Claudinho e Fellipe Mateus, o camisa 7 tocou para Marcelo Hermes, que cruzou e Eder desviou de cabeça, mas a bola ficou com o goleiro Ewerton.
O volante Meritão sofreu falta no meio-campo. Fellipe Mateus alçou bola na área, Rodrigo disputou no alto, a defesa cortou errado e sobrou para Meritão, que chutou, mas o goleiro Ewerton espalmou para a linha de fundo. O camisa 7 cobrou o escanteio e Kayzer subiu mais que a defesa e cabeceou no lado esquerdo, porém a bola saiu e o goleiro adversário apenas acompanhou o lance.
A primeira substituição do Criciúma veio aos 19. O técnico Cláudio Tencati mandou para o confronto o atacante Adrianinho e sacou Kayzer.
Pressão tricolor
O Criciúma chegou mais uma vez na área aos 24. Após troca de passes, Claudinho recebeu de Rodrigo e cruzou na área, Fellipe Mateus desviou de cabeça, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O Criciúma mexeu duas vezes aos 33. Saíram do confronto o atacante Felipe Vizeu e o volante Higor Meritão para a entrada de Eduardo Melo e Barcia, respectivamente.
A equipe tricolor teve mais uma chance com Barcia. Após jogada de Eder, a bola sobrou para o volante, que arriscou o chute, mas a bola saiu pela linha de fundo. No lance seguinte, foi a vez de Adrianinho arrancar e conseguir o escanteio. Fellipe Mateus cobrou o tiro de canto e Tobias Figueiredo desviou de cabeça no segundo poste, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O Criciúma ainda buscou uma pressão nos minutos finais, mas sem resultado, com isso, a partida foi para os pênaltis.
Cobrança de pênaltis
- Gol! A primeira cobrança foi de DG. Ele cobrou no lado esquerdo e o goleiro Gustavo escolheu o lado oposto.
- Gol! Fellipe Mateus cobrou para o Criciúma, fez paradinha e bateu no lado esquerdo e o goleiro Ewerton pegou. O árbitro de vídeo mandou cobrar novamente, pois o goleiro se adiantou e na sequência, o camisa 7 trocou de lado e marcou.
- Perdeu! Thiago Santos cobrou no lado direito e Gustavo defendeu.
- Perdeu! Barreto cobrou no canto esquerdo e o goleiro Ewerton pegou.
-Gol! Adilson Bahia cobrou no meio do gol e marcou.
-Gol! Claudinho bateu no lado direito, o goleiro caiu no canto, mas a bola entrou.
- Perdeu! Álvaro cobrou no canto esquerdo e Gustavo defendeu.
-Gol! Marcelo Hermes chutou no lado direito do gol e o Ewerton caiu para o lado oposto.
-Gol! Roldan cobrou alto no lado direito e marcou.
-Gol! Eder bateu no lado direito e marcou o gol da classificação para a final.
Ficha técnica para Criciúma 2 x 1 Barra
Competição: Campeonato Catarinense - semifinal
Data: Domingo, dia 24 de março de 2024
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
Horário: 16 horas
Público: 15.028 pessoas
Renda: R$ 285.580,00
Arbitragem: Ramon Abatti Abel (FIFA) comandou a partida, auxiliado por Alex dos Santos e Eder Alexandre. O quarto árbitro foi Luiz Augusto Silveira Tisne. Rodrigo D’Alonso Ferreira foi o responsável pelo VAR, na companhia de Helter Nunes (assistente) e Vayran da Silva Rosa (observador).
Gols: Fellipe Mateus (5’1’T), Kayzer (37’1’T) (CRI); Wesley (46’1’T) (BAR)
Cartões amarelos: Wesley Matos (12’2’T) (BAR)
Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Meritão e Fellipe Mateus; Eder, Felipe Vizeu e Kayzer (Adrianinho).
Técnico: Cláudio Tencati
Barra: Ewerton; Muriel, Wesley Matos, Gabriel Jesus e DG; Elton (Gelson), Roldan, Emerson (Guedes), e Marcelinho (Thiago Santos); Alex Henrique (Adilson Bahia) e Matheus Carvalho (Álvaro).
Técnico: Eduardo Souza
Leia mais sobre:
criciuma,
barra,
esporte,
campeonato catarinense.
Fala, professor!
Sem acordo
Derrota carvoeira
Esporte
Esportes
Esportes
Série B