Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 04/04/2025 às 09:19Depois de um mês longe do torcedor carvoeiro, o Criciúma volta atuar no estádio Heriberto Hülse, na noite desta sexta-feira, dia 4, às 21 horas. O Tigre recebe o Operário-PR pela estreia da Série B do Campeonato Brasileiro.
A equipe carvoeira chega para a competição nacional visando o acesso à Série A, após uma eliminação nas quartas de final do Campeonato Catarinense no Majestoso, contra o Joinville nos pênaltis. Em contrapartida, o adversário chega motivado, já que conquistou o título estadual após 10 anos.
Apesar de ser um reecontro com a torcida carvoeira, o Majestoso estará diferente na noite de hoje. A torcida Os Tigres não utilizará instrumentos e faixas na estreia da Série B. A Barra foi punida por seis meses após uma recomendação da Polícia Militar (PM) em virtude das brigas registradas na partida diante do Joinville pelas quartas de final do Catarinense.
Em uma longa nota, a PM afirmou que durante a partida um grupo formado por aproximadamente 20 torcedores da “Os Tigres” iniciaram um tumulto com seguranças que faziam a guarda do portão de divisão da torcida mandande e adversária. “A fim de preservar a ordem pública dentro do estádio Heriberto Hülse foi necessária uma medida restritiva contra a torcida ‘Os Tigres’ com o fim educativo. Apesar da não identificação do torcedor que arremessou o rojão na face do policial militar, o mesmo estava participando dos atos violentos promovidos pela torcida organizada ‘Os Tigres’. O fato do uso do rojão foi determinante para aumentar a rigidez da medida restritiva, não sendo o único motivo para ser implementada”, destaca a nota assinada pelo major Fausto Brandelise, subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma (9º BPM).
Sobre as equipes
Criciúma
O técnico Zé Ricardo terá desfalques para este início de Série B. O comandante tricolor não poderá contar com o lateral-direito Jonathan e deve mexer no gol, com a saída de Caíque para a entrada de Kauã. No ataque, Diego Gonçalves deve ser titular, assim como o atacante Talisson, que ganha mais uma oportunidade.
Zé Ricardo afirmou durante a semana, que o Criciúma é uma equipe forte e que está mostrando pontos positivos para o começo da competição. Para o técnico do Tigre, apesar das dificuldades que podem ser encontradas nas partidas, a equipe carvoeira está preparada para disputar bons jogos no decorrer da Série B.
“Os jogadores são comprometidos com a camisa e com as cores do Criciúma Esporte Clube. O jogo de estreia contra o Operário já será uma partida difícil e competitiva, mas estamos fazendo bons treinamentos e, com certeza, o nosso futuro tem coisas boas pela frente. Queremos mostrar nesta primeira partida tudo que estamos trabalhando e mostrando nos treinos”, afirmou.
O treinador afirmou que o clube carvoeiro quer o acesso. “Queremos subir e jogar bem, mas, principalmente, conquistar pontos em casa e fazer do Heriberto Hülse a nossa fortaleza. Certamente, a torcida será um ponto essencial e será importante que estejamos juntos. O que a torcida do Criciúma mostra é que sempre esteve presente em todos os momentos do clube, inclusive nos mais difíceis. Não teremos jogos fáceis, mas com a torcida do nosso lado será uma diferença a mais”, comentou. O meia Gui Lobo está entregue ao departamento médico e o goleiro Alisson ainda não foi oficialmente confirmado no clube carvoeiro.
Confira abaixo os relacionados para a partida:
Provável escalação: Kauã; Benevenuto, Rodrigo, Luciano Castán e Marcelo Hermes; Matheus Trindade, Morelli e Juninho (Fellipe Mateus); Deigo Gonçalves, Neto Pessoa e Talisson.
Operário-PR
Com a confiança em alta após o título do Campeonato Paranaense, o Operário-PR chega para a Série B com a moral elevada. O técnico Bruno Pivetti teve a semana cheia para trabalhar com a equipe após a final do Estadual no último fim de semana. Apesar do bom momento, o comandante não poderá contar com o volante Jacy, em virtude de uma entorse no tornozelo, no restante, o time deve ser o mesmo da decisão do estadual. O Criciúma reecontrará o atacante Allano, que deixou o clube carvoeiro na Série A de 2024.
Provável escalação: Elias; Diogo Mateus, Allan Godói, Joseph e Gabriel Feliciano; Fransérgio, Neto Paraíba e Boschillia; Allano, Mingotti e Rodrigo Rodrigues.
Arbitragem
O árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL) comanda a partida. Ele será auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Luis Carlos de Franca Costa (RN). O quarto árbitro é de Santa Catarina, Luiz Augusto Silveira Tisne.
Na cabine do VAR, estará o árbitro Ilbert Estevam da Silva, comandando a equipe, com auxiliado por Herman Brumel Vani, ambos de São Paulo. Já Pericles Bassols Pegado Cortez, do Rio de Janeiro, será o observador do VAR.
Retrospecto
As duas equipes já se enfrentaram em 10 jogos. São três vitórias do Tigre, dois empates e cinco derrotas. A equipe carvoeira marcou 14 gols e sofreu 10.
Transmissão
Os leitores do Portal Engeplus acompanham os detalhes da partida na cobertura ao vivo da Jornada Esportiva do Tabelando a partir das 18 horas. Os lances do jogo também estarão em texto no portal logo após o apito final.
Ficha técnica para Criciúma x Operário-PR
Competição: Série B - 1ª rodada.
Data: Sexta-feira, dia 4 de abril de 2025.
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).
Horário: 21 horas.
Arbitragem: O árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL) comanda a partida. Ele será auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Luis Carlos de Franca Costa (RN). O quarto árbitro é de Santa Catarina, Luiz Augusto Silveira Tisne.
Na cabine do VAR, estará o árbitro Ilbert Estevam da Silva, comandando a equipe, com auxiliado por Herman Brumel Vani, ambos de São Paulo. Já Pericles Bassols Pegado Cortez, do Rio de Janeiro, será o observador do VAR.
Criciúma: Kauã; Benevenuto, Rodrigo, Luciano Castán e Marcelo Hermes; Matheus Trindade, Morelli e Juninho (Fellipe Mateus); Deigo Gonçalves, Neto Pessoa e Talisson.
Técnico: Zé Ricardo.
Operário-PR: Elias; Diogo Mateus, Allan Godói, Joseph e Gabriel Feliciano; Fransérgio, Neto Paraíba e Boschillia; Allano, Mingotti e Rodrigo Rodrigues.
Técnico: Bruno Pivetti
Leia mais sobre:
tigre,
criciuma,
Série B,
Operário-PR.
Bons resultados
Criciúma
Artilheiro
Esporte
Terceira fase
Próximo desafio
Bons resultados