Por Fabrício Júnior - fabricio.junior@engeplus.com.br
Em 20/06/2025 às 09:04O Criciúma enfrentará o América Mineiro na noite desta sexta-feira, dia 20, na Arena Independência, podendo chegar na primeira parte da tabela de classificação. O duelo válido pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro está marcado para às 21h35.
Com três vitórias seguidas na competição, os comandados do técnico Eduardo Baptista podem ficar entre os dez primeiros colocados em caso de vitória, chegando aos 18 pontos e ultrapassando o próprio América. Para a partida, o comandante carvoeiro não terá a presença do lateral-esquerdo Marcelo Hermes, que não viajou com a delegação após imbróglios sobre sua permanência no clube.
O Coelho também chega embalado para o duelo. Depois de vencer o Vila Nova na última rodada, fora de casa, por 3 a 0, a equipe mineira quer voltar a se aproximar do G4. Para isso, só a vitória interessa aos anfitriões.
Felipinho ou Luiz Henrique?
A dúvida no Tigre é no lado esquerdo. Com a ausência de Hermes, Baptista tem dois principais candidatos para a vaga. Um deles é Felipinho. Recém-chegado ao clube, o lateral de 28 anos pode fazer sua estreia com a camisa carvoeira. Já Luiz Henrique, que é meia de origem, também atua no setor e pode ser a escolha.
Nos demais setores, o comandante tricolor deve manter as peças que estiveram em campo no início da partida na vitória diante do Amazonas, no último domingo, dia 15, por 3 a 2.
Novamente em BH
O zagueiro Luciano Castán será um dos visitantes que conhece bem o território mineiro. Em 2023, o jogador defendeu o Cruzeiro, onde atuou por 40 jogos e marcou um gol, justamente contra o Coelho. “Voltar à BH (Belo Horizonte) também é um motivo de muita alegria. É uma cidade onde fui muito feliz. Sabemos que vai ser um jogo duro, que o América tem um mando de campo muito forte, mas a gente vai preparado para fazer um grande jogo e buscar a vitória”, pontuou.
Castán é o segundo jogador do Tigre que mais esteve em campo nesta temporada. Dos 28 jogos no ano, ele participou de 27.
Provável Criciúma: Alisson; Zé Gabriel, Rodrigo e Castán; Mateus Trindade, Marcinho, Felipinho (Luiz Henrique), Gui Lobo e Jonatha Robert; Diego Gonçalves e Nicolas.
Voltar a vencer em casa
O Coelho ficou 577 dias sem ser derrotado como mandante em Belo Horizonte. Porém, a invencibilidade caiu no último confronto que disputou em seus domínios. No dia 7 de junho, a equipe mineira foi derrotada para a Ferroviária (SP) por 2 a 1.
Com o deslize, o time comandado por Enderson Moreira caiu posições e chegou a frequentar a segunda parte da tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, retornando ao grupo dos dez com a vitória fora de casa contra o Vila Nova.
Moreira tem retornos importantes
O lateral-direito Mariano, o meia-atacante Miguelito e o atacante Stênio estarão à disposição do comandante do Coelho. Mariano e Stênio cumpriram suspensão automática no jogo contra o Vila e Miguelito está liberado para atuar após o afastamento pelo suposto caso de injúria racial.
Em contrapartida, o técnico não contará com Miquéias, ex-Tigre. O volante recebeu o terceiro cartão amarelo na última partida e desfalca o América para o duelo desta sexta-feira.
Provável América Mineiro: Matheus Mendes; Mariano, Júlio César, Lucão e Marlon; Felipe Amaral, Kauã Diniz e Barros; Fabinho, Willian Bigode e Figueiredo.
Arbitragem Baiana para América e Criciúma
O confronto entre América Mineiro e Criciúma, na Arena Independência, nesta sexta-feira, dia 20, terá arbitragem da Bahia. O jogo marcado para às 21h35 é válido pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Bruno Pereira Vasconcelos será o árbitro do confronto. Ele terá como auxiliares seus parceiros de federação Luanderson Lima dos Santos e Alessandro Álvaro Rocha de Matos. O quarto árbitro será André Luiz Skettino Policarpo Bento, de Minas Gerais. Diego Pombo Lopez, também da Bahia, comandará o VAR. Ele será auxiliado por Luís Diego Nascimento Lopes, do Pará.
Tigre freguês do Coelho
As equipes já se enfrentaram 19 vezes, com oito vitórias do América, oito empates e apenas três triunfos carvoeiros. A última vitória do Tigre no duelo foi na Série C do Campeonato Brasileiro de 2006, por 2 a 0, com gols do zagueiro Cláudio Luiz e do atacante Anselmo.
Transmissão
Os torcedores de Criciúma e América podem acompanhar todas as emoções da partida em tempo real, a partir das 20 horas, na transmissão do Tabelando e do Portal Engeplus. Os detalhes do duelo também estarão em texto no site ao fim do jogo.
Ficha técnica América Mineiro x Criciúma
Competição: Série B do Campeonato Brasileiro - 13ª rodada.
Data: sexta-feira, dia 19 de junho, de 2025.
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 21h35.
Arbitragem: O confronto entre América Mineiro e Criciúma, na Arena Independência, nesta sexta-feira, dia 20, terá arbitragem da Bahia. O jogo marcado para às 21h35 é válido pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.Bruno Pereira Vasconcelos será o árbitro do confronto. Ele terá como auxiliares seus parceiros de federação Luanderson Lima dos Santos e Alessandro Álvaro Rocha de Matos. O quarto árbitro será André Luiz Skettino Policarpo Bento, de Minas Gerais. Diego Pombo Lopez, também da Bahia, comandará o VAR. Ele será auxiliado por Luís Diego Nascimento Lopes, do Pará.
América: Matheus Mendes; Mariano, Júlio César, Lucão e Marlon; Felipe Amaral, Kauã Diniz e Barros; Fabinho, Willian Bigode e Figueiredo.
Técnico: Enderson Moreira.
Criciúma: Alisson; Zé Gabriel, Rodrigo e Castán; Mateus Trindade, Marcinho, Felipinho (Luiz Henrique), Gui Lobo e Jonatha Robert; Diego Gonçalves e Nicolas.
Técnico: Eduardo Baptista.
Leia mais sobre:
criciuma,
campeonato brasileiro,
Série B,
América MG.
Premiação inédita
Ginásio lotado
Sem acerto
Jogo importante
Boa expectativa
Domingo no HH
Jogos decisivos
Jogo importante
Boa expectativa