Morro da

Morro da Cruz, em Criciúma, recebe iluminação

Foram colocados 34 postes e um refletor ao longo da subida, a qual é frequentada por romeiros quase diariamente

Por Vanessa Amando - vanessa.amando@engeplus.com.br

Em 28/03/2013 às 21:23
imagem da noticia
Foto: Fotos: Milena dos Santos
Continua após anúncio
Fim do anúncio
A cruz imponente que é conhecida por fiéis católicos no alto do morro, no bairro Mina União, em Criciúma, receberá iluminação a partir desta quinta-feira. Com esta ação executada pelo Governo do Município, o local poderá ser visto de 17 comunidades próximas. O trabalho foi proposto pelo prefeito interino de Criciúma, Itamar da Silva, executado pela Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e pela equipe de Contribuição para Custeio de Iluminação Publica (COSIP), e foi entregue aos romeiros nesta quinta-feira.

“Sabemos que este espaço recebe muitos fiéis o ano inteiro, mas o movimento é ainda mais intenso nesta época do ano, por se tratar da Semana Santa. Providenciamos as melhorias na estrada e a iluminação que vai garantir a segurança das pessoas que frequentam o Morro da Cruz”, resumiu o prefeito.

Ao longo da subida foram colocados 34 postes com iluminação e um refletor que iluminará a Cruz, o que facilita a visualização. Moradora da comunidade há 50 anos, Tereza Possamai Soratto considera a iniciativa muito importante. “Muitas pessoas sobem lá para rezar, mas tem muitos que sobem para fazer coisas que não devem e com o morro iluminado vai inibir que isso aconteça”, afirma.

História - Em 1945, o padre Agenor Neves Marques, então pároco de Criciúma, juntamente com a comunidade local, resolveu construir uma cruz no alto do morro, para que a cidade inteira pudesse vê-lo. As pedras foram recolhidas no Pinheirinho, onde estava sendo construída a estrada de ferro, e levadas de carro de boi até o morro. Em 5 de maio de 1946 a cruz foi inaugurada e com ela a inscrição “Salva tua alma”. De lá para cá, o espaço é frequentado quase diariamente por romeiros.

Colaboração: Lucas Sabino/Decom
 

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral