Por Amanda Garcia Ludwig - amanda.garcia@engeplus.com.br
Em 04/11/2014 às 09:34Com o objetivo de homenagear as mulheres acometidas pelo câncer de mama, a fotógrafa Nicole Custódio, aluna da 4ª fase do curso de Publicidade e Propaganda da Unisul, campus Tubarão, convidou quatro dessas mulheres para um ensaio fotográfico especial na praia de Balneário Rincão. Tatiani Fernandes Teixeira, Tatiana Querino, Mariana Durante Fernandes e Fernanda Barbo Roldão foram as escolhidas para se unirem à mais esta ação relacionada ao Outubro Rosa.
Nicole diz que sua iniciativa é justificada pela vontade de fazer um trabalho que chamasse atenção para uma causa importante. “Acredito que a luta dessas mulheres acontece todos os dias, não só no mês de outubro. Mas como este mês é dedicado a elas, resolvi prestar esta homenagem, presenteando-as com um ensaio fotográfico”, explica.
Tatiani Fernandes Teixeira foi uma das modelos escolhidas por Nicole. Ela tem 27 anos e descobriu o câncer de mama em maio deste ano, em um autoexame de rotina feito durante o banho, trinta dias após perder sua tia devido ao mesmo motivo. Tatiani teve de retirar os seios e passar por inúmeras sessões de quimioterapia, que chegam ao fim no mês de novembro. Segundo ela, “esse período tem sido de descobertas, boas e más." Ela conta ainda que apesar de tudo, nunca se sentiu tão amada e querida por amigos e familiares.
O caso de Tatiana Querino, 30 anos, já foi diferente: após sentir dores no seio direito, submeteu-se a uma ultrassonografia que apontou um nódulo no seio esquerdo. No mesmo dia, fez então diversos outros exames que apontaram o câncer. Tatiana também teve de realizar a mastectomia – remoção dos seios – mas mantém o otimismo. “Câncer é uma palavra meio assustadora, mas quando é diagnosticado em tempo, você descobre um outro mundo. São novas amizades, novas experiências de vida e um aprendizado: o mais importante é realmente a beleza interior”, conta ela.
Mariana Durante Fernandes, também descobriu o câncer de mama através do autoexame, aos 30 anos de idade. Desde então, passou pela remoção total da mama e aguarda pela colocação de próteses. Mariana passou a cuidar mais do seu corpo, caprichando na alimentação e fazendo atividades físicas. Mas, de acordo com ela, o tratamento foi principalmente uma oportunidade para rever atitudes e abrir portas para o “novo”. ”Sou muito grata a Deus, por ter diagnosticado no início e saber que será só uma fase e isso também vai passar”, diz Mariana.
Fernanda Barbo Roldão também foi diagnosticada com câncer de mama quando tinha apenas 20 anos de idade. Fernanda realizou uma mastectomia bilateral com reconstrução de próteses de silicone e segundo ela, o resultado foi maravilhoso. “Com a quimioterapia fiquei um pouco mais debilitada, mas tive o apoio total de minha família e amigos, e sempre muita fé em Deus.”
Colaboração: Cilene Macedo/Comunicação Unisul
Leia mais sobre:
O,
estudante,
faz,
cancer,
que,
mulheres,
aluna,
fotografico,
ensaio,
superaram.
Cambará do Sul
Governo do Estado
Longe das drogas
Comércio aberto
100 anos de história
Festa julina
Segundo dia
Governo do Estado