Por Amanda Garcia Ludwig - amanda.garcia@engeplus.com.br
Em 12/02/2015 às 10:52O Governo de Imbituba lançou nessa quarta-feira o Sistema de Mobilidade de Imbituba (Mobi), que tem como primeira ação a divulgação de como funcionará a troca gradativa dos passes de papel pelos cartões que darão acesso às catracas eletrônicas. O sistema possibilita a todos maior praticidade, conforto e segurança. Todos os ônibus do transporte público do município já estão equipados. O projeto faz parte do contrato com a Santo Anjo e é o segundo passo após a renovação da frota.
O prefeito Jaison Cardoso e o vice Elísio Sgrott receberam a imprensa, vereadores e interessados no tema para a apresentação do projeto. “Tomamos a responsabilidade de passar para este novo sistema, pois vai trazer mais benefícios para a população. O lançamento marca o início de várias mudanças que teremos, pois com a implantação do sistema eletrônico teremos relatórios e dados que vão permitir a avaliação correta da necessidade de mudanças de horários e itinerários. Sabemos que o transporte público ainda não está ideal, mas já evoluímos em uma situação diferenciada do que estava antes”, afirma Jaison.
As mudanças serão sempre graduais de acordo com o diretor superintendente da Santo Anjo, Carlos Henrique Pereira. “A partir de agora começaremos um processo de explicação e adaptação do sistema para os funcionários, usuários do transporte e público em geral. É importante que as pessoas fiquem atentas para seguir as orientações de adesão ao Cartão Mobi, que vai substituir o passe de papel, que deixará de ser vendido no dia 1º de março”, informa.
Em Santa Catarina apenas 18 cidades possuem o sistema de bilhetagem eletrônica, que termina com o fluxo de comercialização clandestina de vales e passes de papel. A fraude por clonagem ou por falsificação é inviável em razão dos avançados conceitos de segurança que são empregados na sua fabricação. O sistema fornece dados estatísticos que possibilitam à empresa e ao município, maior velocidade no planejamento bem como tomada de decisões corretivas em menor tempo e com maior segurança e efetividade.
Cada público terá um cartão, como vale-transporte, estudante, idoso, passe livre, portador de deficiência e cidadão, sendo que cada um tem regras próprias, alguns inclusive com foto que deve ser conferida pelo cobrador. A primeira via do cartão é gratuita. Quem não quiser aderir poderá fazer o pagamento da passagem em dinheiro. A estimativa é que até abril o sistema já esteja 100% em funcionamento.
Os próximos passos previstos no contrato entre a prefeitura e a empresa concessionária serão a implantação do rastreamento da frota e o monitoramento interno através de câmeras de vídeo, oferecendo maior segurança para os usuários e oferecendo mais recursos para o controle do sistema. Mais um ônibus novo deve chegar ainda este ano.
Colaboração: Emanuelle Querino/Comunicação Imbituba
Leia mais sobre:
março,
começa,
funcionar,
eletronica,
bilhetagem.
Corrente do bem
80 vagas
Segurança em alta
Estrada Boa Rural
Aberto a comunidade
Neste sábado
Cultura
Celebrar tradições
Segurança em alta
Estrada Boa Rural