Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 07/06/2018 às 11:20A pesca da tainha finalmente rendeu a captura de um bom cardume aos pescadores da Colônia Z-33 em Balneário Rincão. Depois de enfrentar dificuldades em decorrência do clima, foi registrada na última semana a pesca de mais de dez toneladas de tainha, oito delas puxadas somente de uma vez.
A temporada de pesca da tainha iniciou no dia 1º de maio. Até agora, já somando o levantamento da última semana, foram capturados aproximadamente 18 mil quilos do peixe. E este número tende a subir neste fim de semana. De acordo com o presidente da Colônia Z-33, João Piccolo, a expectativa é que o cardume volte a encostar na beira da praia. "Se o mar estiver nas condições que está agora e somado com um frio intenso teremos um bom fim de semana", acredita Piccolo.
Pesca vai até 1º de julho
O aumento considerável na pesca da tainha é um alento aos trabalhadores que sobrevivem exclusivamente da safra da tainha – pelo menos 400 famílias são cadastradas na Colônia Z-33 e vivem nesta condição.
Com a temporada se aproximando do seu final - termina no dia 1º de julho, Piccolo espera que este ano termine melhor que os últimos três. E as previsões do tempo devem cooperar para isso. Conforme a Epagri/Ciram, o inverno em 2018 deverá ser um dos mais rigorosos dos últimos 15 anos. "Com certeza essa foi a melhor pesca da temporada. Agora temos o mês inteiro, o mar melhorou e frio está mais forte e com isso o cardume vem pra costa", explica.
No último ano, a temporada registrou baixa na quantidade pescada em relação a 2016, que foi considerado um bom ano para o setor.
Leia mais sobre:
Colônia Z-33,
Pesca da Tainha.
Governo do Estado
Longe das drogas
Comércio aberto
100 anos de história
Festa julina
Segundo dia
Filhotes e adultos
Governo do Estado
Filhotes e adultos