Por Redação Engeplus
Em 09/11/2021 às 09:00A linguagem SQL é uma das principais ferramentas para fazer consultas embancos de dados. Essa linguagem já está há um tempo no mercado e, ainda assim, continua sendo amplamente utilizada como linguagem de gerenciamento de banco de dados. Ela pode ser utilizada para compartilhar e gerenciar dados, especialmente aqueles que se encontram em sistema de gerenciamento de dados relacionais, como dito acima, o que inclui tabelas. Por meio do SQL, é possível atualizar, substituir e organizar dados, assim como estruturar, reestruturar banco de dados e controlar o acesso a eles.
Diferentemente de outras formas de armazenar dados, como planilhas, o SQL é capaz de compilar e gerenciar dados muito maiores e volumosos. Enquanto as planilhas conseguem lidar com dados limitados até que fique difícil manejá-los, SQL consegue lidar com um número incontável de células com informação. Um exemplo para deixar mais explícita a utilização do SQL: você quer saber, dentre todos os registros da sua empresa, quem foram as pessoas que compraram determinada categoria de produto nos últimos 5 anos. Enquanto em uma tabela seria demorado e demandaria muito esforço, o SQL retornaria o resultado em um instante.
O que significa a sigla SQL?
SQL é um acrônimo para Structured Query Language, que é um nome autoexplicativo da ferramenta. Em língua portuguesa, esse nome significa Linguagem de Consulta Estruturada.
Para que serve o SQL?
É difícil, nos dias atuais, uma empresa que não precise de um banco de dados. Normalmente, é neles que você armazena dados de clientes, funcionários, etc. Dessa forma, o SQL auxilia nesses quesitos. Majoritariamente, o SQL tem as seguintes funções:
● Criar um novo banco de dados e inserir novas informações e dados nele;
● Modificar ou atualizar dados, ou retornar uma informação do banco de dados;
● Deletar informações e criar novas tabelas dentro de banco de dados;
● Configurar permissões, procedimentos e visualização de tabelas;
● Criar procedimentos relacionados a funções e armazenamento de dados.
Dentro do mercado, suas aplicações também são diversas, incluindo:
● Data Definition Language (DDL): você pode usar o SQL para criar um banco de dados, caracterizar sua estrutura, utilizá-la e, depois, dispensá-la quando tiver finalizado.
● Data Manipulation Language (DML): você pode usá-lo para manipular e atualizar um banco de dados já existente.
● Data Control Language (DCL): você pode usá-lo para assegurar que seu banco de dados não seja desgastado ou que haja mau uso dele.
● Linguagem de servidor ou cliente: pode ser usada como linguagem de mediação entre o front-end e o back-end.
O que é um banco de dados?
Um banco de dados é um arquivo organizado e catalogado de informações ou dados estruturados que se encontra disponível eletronicamente, via sistema computacional. Um banco de dados normalmente é controlado por um sistema de gerenciamento de banco de dados. O conjunto sistema de gerenciamento e dados formam o que é chamado de sistema de banco de dados, que, para facilitar, acaba se tornando somente banco de dados.
Normalmente, as informações e dados presentes na grande maioria de banco de dados existentes estão estruturados no formato de tabelas, visando o melhor manuseamento e consulta destes. A linguagem mais utilizada para escrita, acesso, gerenciamento, atualização e organização de dados é o SQL.
Quatro motivos para aprender SQL
1. Aprender a lidar com dados é uma das habilidades do futuro!
Com a última pandemia, que fez com que todas as pessoas precisassem se isolar em casa, muitas empresas tiveram que se organizar rapidamente e se estruturar no ambiente digital. Bancos de dados foram criados, substituindo os antigos arquivos físicos. A tendência para isso é só aumentar, afinal, os dados físicos em papéis não são tão práticos quanto os digitais e ocupam muito mais espaço do que um banco de dados eletrônico.
2. SQL é fácil de aprender
SQL é uma linguagem declarativa, isso significa que sua sintaxe se assemelha muito com a das línguas humanas, especialmente o inglês, no qual foi desenvolvido. Isso faz com que seu uso seja facilitado e seus comandos possam ser aprendidos mais rapidamente, o que o torna uma linguagem intuitiva.
3. Com SQL, é possível manejar Big Data
Big Data é o procedimento conhecido pela análise, interpretação e gestão de um volume muito grande de dados e informações. Isso é muito relevante, já que até as menores empresas atualmente têm um número massivo de dados para lidar. Como você já pode imaginar, planilhas e tabelas mais simples apresentam diversas limitações para essa quantidade de dados. Com SQL, é possível lidar com Big Data de uma forma mais rápida, simples, além de assegurar a integridade do sistema de banco de dados, reduzindo as chances de falhas em meio à performance.
4. SQL abre novas possibilidades
SQL é uma hard skill muito relevante no mercado de trabalho. Aprender essa linguagem de programação, portanto, é uma ótima ideia para conseguir novos patamares na carreira, com alto potencial de retorno, mesmo se você não for programador da área. Somente colocar em seu currículo essa habilidade já é capaz de que você tenha maiores chances e mais oportunidades poderão aparecer. Mesmo se você não quiser trabalhar na área de banco de dados, você pode utilizar esse conhecimento para auxiliar em outros pontos do projeto que está trabalhando no momento.
Leia mais sobre:
sql,
publieditorial.
Conscientização
Bairro Pinheirinho
Belezas na fauna
Oportunidade
Vagas de emprego no Sul de Santa Catarina
28ª edição
Empreendedorismo
Bairro Pinheirinho