Por Rafaela Custódio -
Em 24/10/2022 às 11:50O 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM) terá um novo comandante a partir do dia 1º de novembro. Ele será o tenente-coronel Vilson Schlickmann Sperfeld, que está há 29 anos na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O atual comandante, coronel Cristian Dimitri Andrade, irá para a reserva remunerada da PMSC.
Sperfeld entrou no curso de formação de oficiais em 1993 e realizou a academia por quatro anos. Ele já atuou em cidades como Chapecó, Joinville, Imaruí e por 20 anos atuou no 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM), onde comandou o local até o último dia 13. O tenente-coronel ressalta que entrou para a Polícia Militar pela carreira sólida. "Sou natural de Tubarão, porém criado em Imbituba. Tenho um irmão que também atuou por 32 anos na Polícia Militar e fez sua carreira na Polícia Militar Ambiental. Atualmente, ele está na reserva remunerada", conta Sperfeld. "Meu irmão Adilson sempre foi uma referência. Conversamos e trocamos experiências. Ele está sempre me ajudando", completa.
Ele ressalta que comandar um batalhão é diferente de liderar o Comando Regional de Polícia Militar. "Na nova função tentarei, diariamente, buscar soluções para problemas que surgirão nos batalhões. Comandar o batalhão de Tubarão foi um sonho que realizei, foi algo que me satisfez. Apliquei vários projetos e tivemos efetivo na rua, conseguimos aquisição de materiais e viaturas. Com certeza, saio do comando mais experiente, mais maduro no relacionamento com as pessoas e com a tropa", observa.
O novo comandante ressalta que se preparou e passou por cursos até chegar ao comando do 6º CRPM. "Cada curso que fiz dentro da Polícia Militar me preparou para as fases da minha carreira. Todos os aprendizados me trouxeram experiências e estou apto a atuar na função", destaca.
Tubarão
Com 20 anos de atuação em Tubarão, Sperfeld comenta que um dos fatos mais marcantes de sua passagem foi em maio de 2022. "Neste ano tivemos as inundações na cidade e foi muito marcante. A enchente de 1974 ainda é muito presente nos moradores da cidade. Quando chove muito, a população vai à margem do rio acompanhar o nível da água. As pessoas ficaram ansiosas com a enchente, porém em um trabalho em conjunto entre órgãos como Defesa Civil, Polícia Militar e Prefeitura de Tubarão, conseguimos atender a população", conta.
Ele ainda falou sobre a retirada de detentos do presídio e penitenciária de Tubarão. "Auxiliar a Polícia Penal na evacuação e segurança dos apenados foi algo muito marcante, mas graças ao trabalho de nossos militares conseguimos realizar tudo com sucesso", comenta.
Momento especial
Sperfeld revela que o convite para assumir o 6º CRPM veio por meio do atual comandante Dimitri. "Ele me perguntou se eu tinha interesse em assumir o comando. Fiquei surpreso e afirmei que tinha interesse. Foi algo muito inesperado. Fiquei muito grato e honrado, ainda mais por assumir o comando depois de Dimitri, um profissional exemplar, aplicado e dedicado à segurança pública de Santa Catarina", afirma.
Futuro
Após assumir o 6º CRPM, o novo comandante quer conhecer ainda mais os 27 municípios abrangentes do Comando Regional de Polícia Militar. "O primeiro passo é conhecer todas as regiões, quais são os problemas e quais são as soluções aplicadas. Precisamos realizar um plano de comando e fazer ao longo de períodos, porém sempre atuando com indicadores. Pretendemos estudar e ter um panorama de todas as cidades", relata.
Ele ainda ressalta que estará nas cidades nas próximas semanas. "A Polícia Militar tem um escalonamento e o primeiro contato é com os comandante dos batalhões e vamos traçar metas para trazer os anseios, pleitos e ideias. Uma das questões é visitar prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e trocar ideias com todos", adianta.
Ações
Sperfeld garante que estará ao lado das comunidades. "A Polícia Militar precisa estar próxima da sociedade. A PMSC é acessível e é assim que tem que ser. Precisamos conversar com todos. Qual o anseio da comunidade? Quais são as ideias? Temos que escutar todos e aplicar o que é preciso", comenta.
Para Sperfeld, será o maior desafio de sua carreira. "Atenderemos 27 municípios e serão mais de 600 mil pessoas. Venho de Tubarão, porém cada cidade possui sua demanda, cultura e vou aprender os detalhes daqui e, com certeza, será desafiador, mas vamos trabalhar muito para atender toda a população", garante.
O tenente-coronel é casado com Márcia e ambos possuem uma filha - Ana Paula. No próximo dia 25 de novembro ele terá uma promoção em Florianópolis e chegará ao posto de coronel da PMSC.
Leia mais sobre:
Polícia Militar,
Vilson Schlickmann Sperfeld.
Cães
Infraestrutura
Investimentos
Na expectativa
Iniciativa social
Atenção, moradores
Investimento
Danos na fauna
Investimentos
Atenção, moradores
Danos na fauna