Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 16/08/2023 às 17:12O Coral Vozes da Esperança, do Bairro da Juventude, está em reta final de preparação para a terceira turnê na Itália. A delegação, formada por 30 crianças e adolescentes, além de seis adultos, embarca para o Velho Continente no dia 3 de outubro e vai passar por mais de dez cidades, como Veneza, Vittorio Veneto, Conegliano, San Donà di Piave e Milão.
Na tarde desta quarta-feira, dia 16, o coral apresentou o espetáculo ‘Vida’, com canções tradicionais brasileiras, entre elas Anunciação e Garota de Ipanema. A coordenadora do projeto ‘Turnê Itália’ é Juliana Biléssimo. Ela entende que esta será a oportunidade de mostrar aos italianos o tamanho do trabalho realizado no Bairro da Juventude.
Delegação se apresentará em mais de dez cidades italianas. (Fotos: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus)
“Para contar o que fazemos, é muito fácil, mas não é fácil de entender como o bairro atende 1.600 crianças em período integral, com café da manhã, merenda, almoço e tantas atividades, além pediatra, dentista, equipe social e psicólogo. É difícil para o italiano compreender isso sendo que na Itália existem cidades com três mil habitantes, cinco mil habitantes, e nós no Brasil uma instituição atendendo 1.600 crianças”, afirma.
Esta será a terceira vez que o Bairro da Juventude levará o Coral Vozes da Esperança ao país italiano. A primeira foi em 2004, a segunda em 2009. “Diante de todas as parcerias que a gente tem no bairro, que é uma instituição que apoia esse trabalho realizado em rede, uma das parcerias são famílias e empresas italianas. Há mais de 20 anos a gente conta com muitas pessoas físicas na Itália e empresas que apoiam essa causa que é o Bairro da Juventude”, argumenta Juliana.
O sucesso das turnês anteriores motivou a preparação para a terceira visita ao país. Além das apresentações, o grupo também terá a oportunidade de conhecer monumentos históricos, realizar intercâmbio cultural e escolar, e ter contato com a cultura italiana, que também é parte do contexto histórico de Criciúma e região.
“Para a gente que trabalha com os italianos, é importante fazê-los entender e mostrar que essas crianças existem, que vivem conosco, estão aqui e são reais. Surgiu a ideia de ir para a Itália em 2004 pela primeira vez. Na segunda, em 2009, a gente viu que deu muito certo e que sim, a gente faz um bom trabalho aqui e vale a pena levar as crianças pra lá”, explica.
Ao todo, o coral do Bairro da Juventude conta com 100 vozes. Na Itália, a delegação apresentará um espetáculo de 45 minutos, dividido em blocos - inclusive com canções no idioma italiano. “A gente acha que esse ritmo brasileiro é o que nos diferencia do resto do mundo. Essa é a nossa diferença: cantar dançando, cantar sorrindo e sambando, esse é o nosso diferencial, além de músicas italianas que vamos apresentar”, esclarece Juliana.
O retorno do grupo para Criciúma está programado para o dia 28 de outubro.
Leia mais sobre:
bairro da juventude,
Coral Vozes da Esperança,
espetáculo ‘Vida’.
Música Brasileira
Atividade física
Arraiá de São João
Infraestrutura
Próximo ano
Criciúma
Instalada placa que homenageia sargento
Música Brasileira