Por Samuel Borges - samuel.borges@engeplus.com.br
Em 19/06/2024 às 10:12A ponte sobre o Rio Canoas, na rodovia SC-290, entre Praia Grande e São João do Sul, pode ficar interditada por até 60 dias. A Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIE) de Santa Catarina proibiu o tráfego e fez uma vistoria após um pilar da estrutura, localizado na cabeceira da ponte, romper depois das fortes chuvas que atingiram a região nesse fim de semana.
A equipe da SIE esteve no local avaliando os danos na estrutura. “Tivemos um sério problema com a chuva. A ponte já tinha sido afetada uma vez, e agora ela cedeu parcialmente”, informou o coordenador regional Sul da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ademir Honorato.
Rodrigo Ghislandi Bez Batti, engenheiro da SIE, estima que, a princípio, a ponte deve permanecer interditada por um período entre 45 e 60 dias. “Primeiro faremos um trabalho para ela parar de ceder. Estamos puxando grandes pedras, colocando debaixo da cabeceira para ela estabilizar. Após estabilizá-la, vamos aguardar que o rio baixe, para termos acesso mais fácil à fundação e limpar o local de onde a sapata foi levada pela chuva”, explicou.
Segundo o engenheiro, um dos dois pilares sob a cabeceira foi arrastado durante as chuvas. “Depois desse trabalho de análise, poderemos fazer um projeto de recuperação. A gente já tem a equipe técnica para levantar os dados da ponte e adiantar essa planilha. Mas ainda precisamos esperar a água baixar, o que deve levar em torno de dois a três dias, para termos a real dimensão do problema”, afirmou.
Leia mais sobre:
ponte,
praia grande,
SC-290,
rio canoas.
Governo do Estado
Longe das drogas
Comércio aberto
100 anos de história
Festa julina
Segundo dia
Filhotes e adultos
Governo do Estado
Filhotes e adultos