Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 27/03/2025 às 12:12Está oficializada a criação da Controladoria-Geral do Município (CGM) de Criciúma. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 27, no Paço Municipal Marcos Rovaris, e contou com presença de autoridades da área jurídica, tributária e de gestão, além do prefeito Vagner Espíndola (PSD) e do auditor do tesouro municipal Felipe Tavares, que foi nomeado como controlador-geral.
A CGM está regulamentada em Criciúma por meio da lei nº 595, de 19 de fevereiro de 2025. O objetivo é garantir a eficiência da gestão pública e minimizar riscos quanto à administração dos recursos públicos.
“Formalmente estamos instituindo os trabalhos desse órgão independente, que objetiva essencialmente o controle e a fiscalização orçamentária, patrimonial, financeira e operacional do poder executivo do Município. Embora não seja um órgão que apareça para a sociedade, é um órgão interno e que a gente consiga contribuir e trazer para a população serviços mais eficientes e econômicos no menor tempo possível”, explicou Tavares.
Tavares é advogado por formação e possui pós-graduação em controladoria, em processo civil e administração financeira. Natural de Taubaté, no interior de São Paulo, foi aprovado em concurso público para ser auditor do tesouro da Prefeitura de Criciúma, onde é servidor desde 2021.
“Conversei com a minha família, minha esposa, meu filho que ainda era pequeno e por uma questão de qualidade de vida a gente resolveu sair de São Paulo e vir para Santa Catarina. Foi uma decisão que eu não me arrependo, gosto muito daqui e já me sinto um criciumense”, afirmou.
Cidade transparente
Criciúma está próxima de conquistar o título de primeira cidade no estado a contemplar 100% dos requisitos do Portal da Transparência, conforme revelou o promotor da 11ª promotoria, doutor Marcos Vinícius de Faria Ribeiro.
“Existe um programa no Ministério Público que visa justamente incentivar os municípios de Santa Catarina a criarem e darem condições de trabalho para a controladoria interna. Eu faço questão de reconhecer e parabenizar essa atitude da administração municipal, do executivo e também do legislativo que apoiou a alteração das normas necessárias para a implementação da controladoria”, ponderou
Para o prefeito Vaguinho Espíndola, a CGM entregará grande contribuição no processo de transparência iniciado em 2018 e que teve prosseguimento nos anos subsequentes. “Conseguimos identificar todas as nossas fragilidades, mas muito mais que isso, nós conseguimos levantar as nossas potencialidades e o que o município tem e tinha naquela época de potencial de chegarmos a um título de cidade mais transparente. De chegarmos a um título de sermos premiados como a primeira cidade, inclusive entre as cidades capitais, reconhecida pelo Ministério da Economia com o prêmio bronze, que é dado aos municípios que conseguem a nota máxima na eficiência de gestão”, disse.
Abaixo, confira o vídeo e saiba mais sobre o papel da Controladoria-Geral do Município:
Leia mais sobre:
criciuma,
prefeitura de Criciúma,
CGM.
Criciúma
Criciúma
Meio Ambiente
17 elementos