Debate

Roda de conversa sobre autismo acontece em Morro da Fumaça nesta quarta-feira

Evento de Abril Azul é direcionado para pais e responsáveis por crianças com TEA

Por Redação Engeplus

Em 29/03/2025 às 18:15
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Morro da Fumaça/Ilustrativa

As Secretarias de Saúde e de Educação de Morro da Fumaça, promove nesta quarta-feira, dia 2 de abril, às 19 horas, uma roda de conversa sobre autismo. O evento, que acontece no Centro de Convivência da Terceira Idade, localizado na rua Massemira Bressan Serafim, no bairro de Costa, terá como público-alvo pais e responsáveis de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A conversa, que marca o início do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, será com a psicóloga e pedagoga Andréia de Stefani, pós-graduada em terapia cognitiva comportamental com especialização em educação especial e práticas inclusivas.

Na rede de ensino municipal, dos 158 alunos com deficiência, 82 alunos têm diagnóstico de autismo, dado que não inclui os casos em investigação. “A Rede de Ensino de Morro da Fumaça entende a importância de sempre proporcionar a inclusão aos seus alunos, respeitando a individualidade de cada um, mas também queremos proporcionar momentos de reflexão e de conhecimento para os pais e responsáveis dos estudantes , para que o acolhimento do diagnóstico de TEA, bem como a compreensão e a cooperação com a escola seja ainda melhor”, pontua o secretário de Educação, Marcos Silveira de Jesus. 

Município possui Protocolo de Avaliação para Suspeita de Autismo na Rede de Ensino

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Ciente da importância de proporcionar o atendimento adequado aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Educação de Morro da Fumaça iniciou, em 2024, a implementação do Protocolo de Avaliação para Suspeita de Autismo. O objetivo do formulário é auxiliar na identificação de possíveis casos do transtorno entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino. O documento foi desenvolvido por um grupo de especialistas em educação, formado por psicopedagogas, psicólogas e fonoaudiólogas, e aplicado pelas psicopedagogas no contexto escolar. 

“O cotidiano escolar é onde os educadores identificam excepcionalidades e levamos essas suspeitas para uma equipe multiprofissional, que auxilia no eventual fechamento de diagnóstico. Fazendo isso, melhoramos o atendimento a estes alunos, explorando todo o potencial deles, dentro das características, singularidades e particularidades de cada um”, explica o secretário. O evento é gratuito e não é necessária a realização de inscrição prévia. 

Leia mais sobre:

autismo,

Morro da Fumaça.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral