Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br
Em 27/03/2025 às 19:22A Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento Urbano de Criciúma está planejando uma vistoria nos postes e luminárias da Via Rápida. Mesmo sendo rodovia estadual, a iluminação dentro dos limites do município é de competência da prefeitura. A ação deve ocorrer durante o mês de abril.
Em um recente levantamento, equipes da diretoria contaram 19 pontos de iluminação apagados, além de um poste caído, derrubado por um veículo envolvido em um acidente de trânsito.
“O poste nós já recolhemos. Agora vamos fazer um mutirão para revisar as luminárias e analisar quais os tipos de manutenção precisam ser feitos. As equipes verificar se é um problema ocasionado pela queima da lâmpada ou por conta de furto de fios”, explicou Celso Menezes, o diretor de Iluminação Pública e Monitoramento Urbano de Criciúma.
Apesar de a Via Rápida contar com cabeamento subterrâneo, não é incomum parte da rodovia ficar sem iluminação por conta de furto de fios. “Muitas vezes o fio no chão até facilita o furto. E Criciúma, infelizmente, é líder em ocorrências desse tipo. A Via Rápida tem um ponto positivo, que são as distâncias pequenas entre os postes. Então, quando alguma luminária queima ou é vandalizada, a falta de uma lâmpada não é tão perceptível, mas precisamos corrigir”, completou.
Dos quase dez quilômetros de extensão da Via Rápida, cinco estão dentro do município de Criciúma, onde estão instaladas 475 luminárias.
Leia mais sobre:
geral,
Vistoria,
iluminação,
Via Rápida.
Inscrição gratuita
Oportunidade
Criciúma
Criciúma
Meio Ambiente