Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 24/04/2025 às 17:15Um bólido - uma espécie rara e brilhante de meteoro - foi identificada pela equipe do Parque Astronômico Albert Einstein após ser registrada no céu de Criciúma na noite dessa quarta-feira, dia 23. O geólogo, Maurício Thadeu Fenilli, acredita que o fenômeno luminoso visto na noite de ontem foi o primeiro visto até o momento no município.
“Já tivemos outros registros de bólidos, principalmente os de pequeno porte. Porém, nenhum igual ao que foi visto nessa quarta-feira, que realmente foi um espetáculo com um show de cores e de luzes. Além disso, este foi ainda mais excepcional, pois também tivemos efeitos sonoros durante sua passagem no céu”, afirmou.
A observação do meteoro aconteceu em meio à chuva de meteoros Líridas, que está ativa até o dia 30 de abril. O evento astronômico recebe esse nome porque os meteoros parecem surgir da constelação de Lyra, localizada no hemisfério norte. No entanto, ainda não é possível afirmar se o bólido observado na quarta-feira faz parte dessa chuva.
Entretanto, por conta do fenômeno astronômico, Fenilli não descarta a possibilidade de novos bólidos serem registrados no céu de Criciúma durante este período nos próximos dias. “Estamos em um momento que a probabilidade é maior, mas não existe garantia que isso vai acontecer. Podemos, sim, ter mais outros registros, só que não temos como prever”, explicou o geólogo.
Confira abaixo o momento em que o fenômeno foi registrado. O vídeo foi produzido pelo diretor regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), Sérgio Becke, na BR-101, na altura de Imbituba:
Leia mais sobre:
meteoro,
Bólido,
Fenômeno astronômico.
Lagoa dos Freitas
Queda na temperatura
Criciúma
Furto e tráfico
Criciúma
Mais uma tentativa
inscrições limitadas
Passarela Segura
Queda na temperatura
Mais uma tentativa
Passarela Segura