Geral

Ipês amarelos eternizam memória de Zilda Búrigo Bosa na Semana do Meio Ambiente em Cocal do Sul

No Dia do Meio Ambiente, projeto de plantio homenageia a artista plástica

Por Redação Engeplus

Em 06/06/2025 às 13:17
imagem da noticia
Foto: Divulgação

Há quem diga que as árvores guardam memórias. Em Cocal do Sul, a professora Maria Cristina Bosa decidiu que o legado da mãe, Zilda Búrigo Bosa, continuaria a florescer. No Dia do Meio Ambiente, ela coordenou o plantio de ipês amarelos no Centro de Educação Infantil que leva o nome de Zilda, uma artista plástica conhecida pela comunidade e que já não está mais presente fisicamente, mas vive no carinho que deixou.

A ideia nasceu de uma lembrança afetiva: “Na casa dela, tinha um ipê amarelo enorme, que ela admirava muito. Quando estava florido, chamava a atenção de todo mundo. Então eu quis trazer essa lembrança pra cá, para essa escola que leva o nome dela”, contou Tina, como é conhecida, emocionada.

Enquanto as crianças de três anos mexiam na terra e colocavam as mudinhas no chão, ela comentava sobre as lembranças. “Foi muito bom ver eles empolgados, botando a mão na terra. Eles sabem que vão poder cuidar desse ipê, que vai ficar aqui para sempre”, destacou a professora.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A secretária de Educação, Ana Paula Cechinel, ressaltou o valor simbólico da iniciativa para as crianças e para a memória de Zilda. “Esse plantio é um gesto que vai muito além de colocar mudas na terra. É uma lição de amor e respeito à natureza. É um legado que vai florescer ao longo do tempo. Cada flor que desabrochar nesses ipês será uma homenagem à história da Dona Zilda e um lembrete de que cuidar do meio ambiente faz parte da nossa missão como educadores e cidadãos”, afirmou.

Louise Goulart Niechuns, de 3 anos, aprendeu cedo a importância desse gesto: “Não pode cortar a árvore, nem botar fogo. A árvore serve para dar sombra e para os passarinhos morarem”, ressaltou. 

Para Tina, o plantio vai além da beleza. “Eu sei que, quando eles crescerem, vão lembrar que foram eles que plantaram essas árvores. Vão dizer: ‘fui eu que plantei’. E isso vai ficar para sempre, assim como o amor que minha mãe tinha por esses ipês”, refletiu. 

A programação da Semana do Meio Ambiente segue até sábado, dia 7, com a tradicional “Cãominhada” e ações que misturam lazer e cuidado com a natureza. “Plantar árvores é plantar vida e futuro. É isso que estamos construindo aqui”, finalizou o prefeito Ademir Magagnin.

Leia mais sobre:

Cocal do Sul,

Zilda Búrigo Bosa.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral