Criciúma

Hospital São José leva amor, música e reencontros aos pacientes no Dia do Que Importa

Instituição celebra o Dia do Que Importa, neste dia 6 de junho

Por Redação Engeplus

Em 06/06/2025 às 14:00
imagem da noticia
Foto: Divulgação

O Dia do Que Importa, lembrado neste 6 de junho, é uma data que nos convida à reflexão. O que realmente tem valor na vida? A família, os amigos, a saúde, os sonhos, os afetos? No Hospital São José de Criciúma, essa reflexão foi levada para dentro dos quartos, corredores e salas de atendimento ao longo desta semana especial, com ações que colocaram em foco aquilo que realmente importa para cada paciente.

Teve música, bolo, momentos de partilha e sorrisos. Teve visita de uma cachorrinha, a Bela, a sua tutora Marli e teve também a visita de um gatinho muito especial, o Prince, que percorreu os corredores do hospital para reencontrar sua tutora, a pequena Micaela, internada há mais de 30 dias. Um pedido simples, mas com um impacto gigantesco no bem-estar, na leveza e na motivação dessa paciente.

“Essas ações são extremamente importantes porque colocam em foco o que realmente importa para a pessoa. Aproximam familiares, profissionais de saúde e o próprio paciente ao seu cuidado. Reduzem o estresse, a ansiedade, a sensação de solidão e elevam o humor e a autoestima”, explica Morgana Maria Michels Zanoni, coordenadora do setor de Qualidade do Hospital São José.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O Dia do Que Importa foi criado para inspirar as pessoas a olharem para o que tem verdadeiro valor: o tempo, os sentimentos, as pequenas alegrias do dia a dia. No ambiente hospitalar, essa proposta se torna ainda mais significativa. Quando um pedido é atendido, seja uma visita inesperada, uma música preferida ou um alimento especial. O paciente se sente ouvido, valorizado e respeitado. 

“Isso fortalece sua identidade além da doença. Hospitais podem ser ambientes frios, cheios de protocolos. Ações afetivas devolvem calor humano, escuta e empatia ao tratamento. Nós acreditamos que cuidar da saúde vai além da técnica. É também escutar com atenção, acolher com empatia e oferecer experiências que tornem o momento presente mais leve, digno e cheio de sentido. Porque, para nós, cuidar do que importa é um compromisso de todos os dias”, complementa Morgana.

Leia mais sobre:

criciuma,

Hospital São José.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral