Em andamento

Morro da Fumaça: implantação do esgotamento sanitário avança para mais uma etapa

Com interdição da avenida Inocente Pagnan, Samae fumacense tem executado a obra em etapas

Por Redação Engeplus

Em 13/06/2025 às 18:25
imagem da noticia
Foto: Fernanda de Maman

A obra de implantação da rede de esgotamento sanitário em Morro da Fumaça avançou para uma nova fase nesta semana. Para isso, a avenida Inocente Pagnan, no Centro da cidade, está sendo interditada, por etapas, para a continuidade das obras conduzidas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) fumacense. O tráfego de veículos fica liberado apenas para trânsito local, com acesso permitido a comércios e serviços da região. No entanto, o uso das vagas de estacionamento na avenida estará proibido. Quando não houver trabalhos em andamento, o acesso a via será liberado.

O trecho atual em obras compreende cerca de 420 metros de extensão e recebeu, aproximadamente, R$ 250 mil de investimento. A interdição da avenida Inocente Pagnan tem início na esquina com a rua 20 de Maio e acontecerá com interdição e liberação em etapas à medida que os trabalhos progridem. A previsão de finalização do trecho, que também dependerá das condições do clima, é de 30 dias. O Samae reforçou o pedido de atenção redobrada aos motoristas e pedestres que circulam pela área, destacando que todo o trecho está devidamente sinalizado.

“Estamos avançando com as etapas do sistema de esgotamento sanitário na região central, e essa intervenção é fundamental para o início e a continuidade das obras do Parque Linear”, afirmou o diretor do Samae, Natan Felipe Souza

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O diretor ainda explicou que, a etapa anterior das obras de esgoto, que estavam na avenida Celeste Recco, devem avançar para a repavimentação do trecho. “Na próxima semana, se as condições do tempo contribuírem, vamos asfaltar novamente a avenida Celeste Recco e também a rua José Cechinel, que recebeu intervenções; e nos trechos que tiveram calçadas danificadas, todas serão reconstruídas”, disse.

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) acompanhará de perto a execução da obra e as mudanças no fluxo de veículos. “Vamos manter a sinalização atualizada e reforçar a comunicação sobre cada nova fase de interdição. Pedimos aos condutores que redobrem os cuidados durante esse período”, destacou o coordenador do Demutran, William Bruning.

Obra integra as ações do futuro Parque Linear

Esta etapa da obra de implantação da rede de esgotamento sanitário é parte essencial da infraestrutura necessária para viabilizar o Parque Linear de Morro da Fumaça, que será o maior equipamento público do município. 

Com um investimento superior a R$ 5,6 milhões, o parque promete transformar o Centro do município, oferecendo áreas para lazer, prática esportiva, bem-estar e mobilidade urbana. O Parque Linear integrará áreas verdes, pistas de caminhada e ciclovias, além de estimular o turismo e o comércio local, tornando-se um novo ponto de encontro para os moradores e visitantes da cidade.

Colaboração: Fernanda de Maman.

Leia mais sobre:

Morro da Fumaça,

Samae,

esgotamento sanitário.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral