Por Redação Engeplus
Em 16/06/2025 às 19:30O município de Criciúma entra no circuito ‘Diálogos Arte para Todos’, do Instituto Impar, de Joinville, que vem percorrendo as seis mesorregiões do estado, desde maio. Nesta terça-feira, dia 17, é a vez da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). A atividade está marcada para as 19h30, na sala 11, bloco Z do campus universitário. A ação será dirigida aos estudantes da instituição, não sendo aberta à comunidade. Os alunos dos cursos de Artes Visuais e Teatro, poderão participar do circuito, que até aqui, já passou por Joinville, Blumenau, Itajaí, Lages, Chapecó, Videira e Joaçaba.
No total, o circuito abrange 12 instituições de ensino superior, compartilhando um repertório de vivências produzidas em mais de uma década de trabalho artístico com a participação de pessoas com deficiência, neuro diversas e com transtorno mental, na promoção da saúde e da acessibilidade cultural, por meio do Programa de Formação Cultural Arte para Todos.
O professor de Teatro e Artes Visuais da Unesc, Luiz Gustavo Bierbach, diz que o conhecimento trazido pelo projeto é ‘imprescindível’ para alunos e professores. “A perspectiva da democratização de acesso e a acessibilidade cultural são assuntos pujantes na sociedade contemporânea, por muito tempo negligenciados pelo poder público e pelos próprios cidadãos. Nada mais urgente para nossos acadêmicos do que ter contato e se conscientizar dessas questões”, aponta Bierbach.
O formato do circuito une palestras, vivências artísticas e rodas de conversas, para que os participantes experimentem a metodologia proposta pelo instituto e troquem experiências. As condutoras do encontro, em Criciúma, serão a jornalista, artista de teatro, gestora cultural e consultora em acessibilidade, Iraci Seefeldt e a atriz, professora e diretora de teatro, Manoella Rego. Nas oficinas com participação de pessoas cegas e surdas haverá recursos de audiodescrição e acessibilidade em Libras.
O circuito ‘Diálogos Arte para Todos’ faz parte do projeto ‘Oficinas de Vivência em Teatro - Arte para Todos’, realizado pelo Impar, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Joinville e o incentivo do Grupo Krona, Instituto Krona, Docol e Instituto Ingo Doubrawa.
Colaboração: Assessoria de Imprensa - Instituto Impar/Patrícia Gagliotti/Guilherme Diefenthaeler.
Leia mais sobre:
Artes Visuais e Teatro,
12 instituições.
Governo do Estado
Longe das drogas
Comércio aberto
100 anos de história
Festa julina
Segundo dia
Filhotes e adultos
Governo do Estado
Filhotes e adultos