Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 20/06/2025 às 10:54A Defesa Civil de Criciúma dará início, na próxima semana, ao desassoreamento do Rio Sangão, no bairro Vila Francesa. A ação tem caráter preventivo e visa reduzir os riscos de alagamentos e inundações na região, especialmente nas áreas mais urbanizadas às margens do rio.
Conforme o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes, a intervenção ocorrerá em um trecho de 1.506 metros, começando na ponte da rua Luis Colombo, cruzando a avenida Luiz Lazzarin e seguindo até 475 metros após a avenida.
“O desassoreamento é uma obra essencial de Defesa Civil. Por meio dela, mitigamos riscos e protegemos as residências e os moradores que vivem próximos ao Rio Sangão. É uma medida urgente e necessária, que segue todos os procedimentos administrativos e ambientais previstos na legislação vigente”, destacou Gomes, em entrevista ao Portal Engeplus.
O diretor também reforçou que investir em prevenção gera economia para o município. “Para cada real gasto em prevenção, economizamos cinco em custos de reconstrução”, garantiu. A iniciativa faz parte do cronograma permanente de manutenção e gerenciamento da macrodrenagem dos rios e afluentes de Criciúma, com foco na redução dos impactos provocados por períodos de chuvas intensas.
Além do bairro Vila Francesa, os bairros Cristo Redentor e Universitário estão no cronograma das próximas etapas. A expectativa é de que, até o final do semestre, todos os rios, córregos e afluentes do município passem por intervenções preventivas, garantindo mais segurança para a população.
Leia mais sobre:
criciuma,
Defesa Civil,
rio Sangão.
Governo do Estado
Longe das drogas
Comércio aberto
100 anos de história
Festa julina
Segundo dia
Filhotes e adultos
Governo do Estado
Filhotes e adultos