Por Redação Engeplus
Em 22/06/2025 às 10:20O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Diretoria de Planejamento Urbano, junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CDM), realizará, na próxima segunda-feira, dia 23, a etapa municipal da sexta Conferência Nacional das Cidades.
O evento é promovido pelo Governo Federal, por intermédio do Ministério das Cidades e do Conselho das Cidades. O encontro acontecerá das 8 às 17 horas, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre sociedade civil, poder público e demais instituições.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência busca ampliar a participação da sociedade na formulação de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento urbano. A iniciativa integra um processo em três etapas: municipal, estadual e nacional. O intuito é consolidar o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, que integra União, Estados e Municípios.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Rocha Fabris, o encontro promoverá um debate para a construção de uma cidade mais inclusiva, democrática, resiliente e segura. “Esse é um momento importante para a população participar da construção de políticas públicas que impactam diretamente a qualidade de vida nas cidades. Quanto mais vozes envolvidas, mais efetivas e inclusivas serão as soluções para os desafios urbanos que enfrentamos”, destacou o secretário.
Para o diretor de Planejamento Urbano da Prefeitura de Criciúma, Edson Silva, a etapa municipal representa uma oportunidade concreta de aproximar o planejamento urbano das reais necessidades da população. “Queremos ouvir as pessoas, os movimentos sociais, as entidades e os técnicos que vivem a cidade no dia a dia. É por meio desse diálogo coletivo que conseguimos pensar uma Criciúma mais inclusiva, funcional e preparada para o futuro”, ressaltou o diretor.
O evento será aberto ao público, e quem estiver interessado pode efetuar a inscrição gratuita por meio do link.
Sobre a Conferência Nacional das Cidades
A Conferência Nacional das Cidades é precedida pelas etapas preparatórias nos municípios, estados e Distrito Federal, que servem para consolidar as propostas feitas pela sociedade civil para desenvolver as políticas públicas urbanas. A fase nacional acontecerá em outubro, colocando em perspectiva a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) em busca de cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.
Leia mais sobre:
criciuma,
Conferência Nacional das Cidades.
Governo do Estado
Longe das drogas
Comércio aberto
100 anos de história
Festa julina
Segundo dia
Filhotes e adultos
Governo do Estado
Filhotes e adultos