Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 21/06/2025 às 17:44Os sobreviventes do grave acidente provocado pela queda de um balão em Praia Grande, atendidos pelo hospital Nossa Senhora de Fátima, foram todos liberados após receberem alta médica na tarde deste sábado, dia 21. Ao todo, no local foram atendidos cinco pessoas envolvidas na ocorrência, que foi registrada na manhã de hoje, por volta das 8 horas. Além dos feridos, a tragédia também deixou oito mortos, que já foram identificados pela Polícia Civil.
A informação sobre o quadro de saúde das vítimas foi repassada, em coletiva de imprensa, pelo psiquiatra da unidade hospitalar, Luis Felipe Jardim. O médico informou que os pacientes, após o grave acidente, se encontram melhores, pois receberam avaliações dos riscos de sofrimento mental e todo suporte necessário com atendimentos psiquiátricos e psicológicos.
As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e também pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Lamentamos profundamente todos os familiares que tiveram vítimas neste trágico acidente. Todos os cinco pacientes que atendemos chegaram em estado de saúde regular e foram para a casa com seus devidos familiares e acompanhantes”, informou.
Apoio necessário
O psiquiatra reforçou, ainda, a importância do apoio necessário com atendimentos psiquiátricos e psicológicos, principalmente levando em consideração o Transtorno do Estresse Pós-Traumático nesses tipos de casos. Segundo Jardim, as vítimas trouxeram para a unidade hospitalar um conteúdo angustiante e trágico, que será repassado para a Polícia Civil dar andamento nas investigações.
“Hoje disponibilizamos uma equipe extra no hospital, levando em consideração a importância dessa assistência psicológica. Agora, com a alta hospitalar dos pacientes, estamos retificando os riscos e avaliando a situação das vítimas para minimizarmos a situação e orientarmos toda a população. Com um atendimento bem feito podemos mudar o curso de um quadro traumático mais grave”, explicou o médico.
Oito mortos
Na aeronave estavam 20 passageiros e o piloto. Ao todo, 13 pessoas sobreviveram e oito morreram. O delegado-geral de Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, confirmou o nome das vítimas que faleceram no acidente. São quatro homens e quatro mulheres: Leandro Luzzi, Leane Elizabeth Herrmann, Leise Herrmann Parizotto, Everaldo da Rocha, Janaina Moreira Soares da Rocha, Fabio Luiz Izycki, Juliane Jacinta Sawicki e Andrei Gabriel de Melo.
Os corpos foram recolhidos pela Polícia Científica. As vítimas carbonizadas precisarão passar por exame de DNA para reconhecimento.
Confira abaixo a nota divulgada pela unidade hospitalar:
Nota de Pesar
O Hospital Nossa Senhora de Fátima manifesta profundo pesar pelas vítimas do acidente com balão ocorrido na manhã deste sábado (21), em Praia Grande (SC).
Informamos que os cinco pacientes que deram entrada em nossa unidade, todos com ferimentos leves, foram devidamente atendidos, medicados e já receberam alta hospitalar.
Desde o atendimento inicial, houve grande preocupação em oferecer acolhimento e suporte psicológico aos envolvidos. Nossa equipe multidisciplinar esteve mobilizada para prestar todo o cuidado necessário, garantindo que os pacientes deixassem o hospital não apenas estabilizados fisicamente, mas também emocionalmente assistidos.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com as famílias das vítimas fatais e com todos os afetados por essa tragédia. Que encontrem conforto e força para enfrentar essa perda irreparável.
Hospital Nossa Senhora de Fátima
Praia Grande – SC
21 de junho de 2025
Leia mais sobre:
praia grande,
queda de balão,
Estado de saúde.
Governo do Estado
Longe das drogas
Comércio aberto
100 anos de história
Festa julina
Segundo dia
Filhotes e adultos
Governo do Estado
Filhotes e adultos