Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 22/06/2025 às 01:17O Ministério do Turismo lamentou nesse sábado, dia 21, o acidente ocorrido em Praia Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina, e se solidarizou com os familiares das vítimas. A queda de um balão resultou em oito mortes e cinco feridos.
A pasta garantiu que tem trabalhado em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para regulamentação do balonismo para fins turísticos no Brasil. “A expectativa é que, já na próxima semana, haja um avanço significativo nesse processo, em decorrência de uma reunião com as entidades envolvidas no tema. O objetivo é que o país já possua uma regulamentação específica e clara para a operação de voos de balão em atividades turísticas, visando garantir a segurança dos praticantes e impulsionar o desenvolvimento desse segmento no Brasil”, diz a nota do Ministério do Turismo.
Segundo relatos iniciais, o balão apresentou um problema já no ar, após a decolagem. O piloto conseguiu realizar uma descida de emergência, chegando próximo ao solo. Neste momento, os 13 sobreviventes, incluindo o piloto, conseguiram saltar do cesto.
Entretanto, com o alívio abrupto do peso, a estrutura subiu de forma descontroladamente, levando as oito vítimas fatais que não conseguiram desembarcar a tempo. Agora, a Polícia Civil já trabalha com uma linha principal de investigação. A suspeita é que um incêndio tenha começado no próprio cesto do balão, possivelmente causado por um maçarico que não fazia parte da estrutura original da aeronave. Foi o relato de mais de um dos ouvidos ao delegado que investiga o caso.
Leia mais sobre:
anac,
Ministério do Turismo.
80 vagas
Segurança em alta
Estrada Boa Rural
Aberto a comunidade
Neste sábado
Celebrar tradições
Frio intenso
Segurança em alta
Estrada Boa Rural