Destino turístico

De clipe do Coldplay à visita de medalhista olímpica: por que Praia Grande é chamada de Capadócia brasileira?

Praia Grande há anos vem ganhando destaque nacional e internacional pela sua paisagem

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 22/06/2025 às 18:21
imagem da noticia
Foto: Douglas Benker/Arquivo/Ilustrativa

Um trágico acidente deixou oito pessoas mortas e cinco feridas na manhã desse sábado, dia 21, em Praia Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina. Um cenário de montanhas, cânions, rios e céus coloridos por balões, deu espaço a tristeza e muitos questionamentos sobre os voos de balões. Praia Grande há anos vem ganhando destaque nacional e internacional pela sua paisagem e nos últimos anos passou a ser chamada de ‘Capadócia brasileira’ — em referência à famosa região da Turquia conhecida pelos voos de balão sobre lindas paisagens. 

O apelido não é à toa. A cidade se tornou um dos principais destinos de turismo de natureza e aventura do Sul do país, especialmente por seus voos de balão ao amanhecer, que atraem turistas de todos os estados do Brasil. O cenário encantador serviu até de pano de fundo para grandes produções, como a obra ‘A Film For The Future’, do Coldplay, e uma das cenas gravadas que aconteceu em Praia Grande. A digital influencer Yasmin Xavier aparece em um balanço suspenso em um balão, com os imponentes Cânions ao fundo. Além disso, a medalhista olímpica Rebeca Andrade também já visitou a cidade e participou de um voo de balão. 

Com aproximadamente 8 mil habitantes, o município está localizado aos pés dos cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral, na divisa com o Rio Grande do Sul. O contraste entre os paredões rochosos e os campos verdes é um convite a experiências ao ar livre, como trilhas, rapel, cavalgadas e passeios de balão.

O balonismo, aliás, é hoje uma das principais atividades turísticas da cidade. Em junho de 2024, em quatro dias, mais de 150 balões voaram no céu de Praia Grande. A Secretaria de Turismo assegurou na época que a cidade bateu o próprio recorde. 

A cidade tem o turismo como base importante da economia e é conhecida pela grande quantidade de balões que decolam todas as manhãs. Praia Grande também tem uma grande oferta turística, com cerca de 1.200 leitos, trilhas nos cânions e nos Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, passeios de quadriciclo, UTV, cavalgadas, passeios ao nascer do sol, entre outros. Também conta com uma gama de opções gastronômicas variadas, com restaurantes de diversos estilos.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Praia Grande é famosa pelos cânions e o balonismo também tem impulsionado o turismo nos últimos anos. O atrativo não se limita apenas para os visitantes que fazem o voo, mas chama a atenção de quem está em terra firme, rendendo muitos registros fotográficos e também pela venda de souvenir. 

Para chegar em Praia Grande 

No caso dos voos, podem ser direcionados para os aeroportos de Jaguaruna (1h20min de distância de carro), Florianópolis (3h30min de distância) e Canoas (3h40min de distância).

Ministério do Turismo visitou Praia Grande recentemente 

Quinze dias antes da tragédia, que deixou oito pessoas mortas em Praia Grande, o Ministério do Turismo esteve no município para tratar sobre a regulamentação nacional do balonismo. O evento contou com a presença da Secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, que destacou a importância de uma normativa unificada para impulsionar o setor com segurança e organização.

No encontro foi lançado o projeto “Turismo Sebrae + Praia Grande”. Cristiane Sampaio defendeu a criação de regras específicas para a operação turística e comercial da atividade, complementando a atual regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que hoje se limita à segurança aérea. A proposta visa integrar esforços entre o Ministério do Turismo, a Anac e os municípios para fomentar o turismo de aventura com responsabilidade e atratividade para novos investimentos. 

“Praia Grande já se consolidou como referência em balonismo no Brasil. Com uma regulamentação adequada, poderemos garantir ainda mais segurança aos turistas e operadores, valorizando nossa vocação natural e atraindo investimentos qualificados para a nossa cidade”, disse o prefeito Elizandro Machado (Fanica). 

Após o acidente desse sábado, dia 21, o Ministério do Turismo lançou um comunicado garantindo que tem trabalhado em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para regulamentação do balonismo para fins turísticos no Brasil. “A expectativa é que, já na próxima semana, haja um avanço significativo nesse processo, em decorrência de uma reunião com as entidades envolvidas no tema. O objetivo é que o país já possua uma regulamentação específica e clara para a operação de voos de balão em atividades turísticas, visando garantir a segurança dos praticantes e impulsionar o desenvolvimento desse segmento no Brasil”, diz a nota do Ministério do Turismo. 

Sobre o acidente desse sábado 

Um acidente com um balão tripulado de ar-quente matou oito pessoas na manhã desse sábado, dia 21, em Praia Grande. Na aeronave estavam 20 passageiros e o piloto. As demais vítimas conseguiram pular do cesto e se salvar.

Elves de Bem Crescêncio era quem pilotava o balão. A defesa dele, representada pelo advogado Clovis Raupp Scheffer, deu detalhes da causa da queda do balão, que teria sido provocada por um foco de incêndio dentro do cesto da aeronave. Crescêncio ainda tentou conter a chamas, mas não conseguiu.

“O balão estava a 200 metros [de altitude]. Ele começa a descer o balão e orienta os passageiros para que quando tocasse o chão, para que eles pulassem do cesto. As que pularam, foram as conseguiram se salvar. Infelizmente, oito não conseguiram pular naquele momento. O balão tocou o chão e por conta de estar mais leve com descida das outras pessoas ele voltou pro ar e aconteceu a fatalidade”, disse o advogado.

Uma das hipóteses é de quem um maçarico tenha provocado o incêndio. “Ele [o piloto] não deu essa certeza. Agora a gente aguarda a perícia para ver o que ocasionou o incêndio”, emendou Scheffer.

Sobre a empresa 

A empresa existe há cinco anos e Crescêncio atua como piloto há três anos e meio. “Ele é experiente, tem mais de 700 horas de voo, todos os cursos possíveis. Ele não é só piloto de balão. Tem envolvimento com vários esportes de aventura. Tem conhecimento e acredito que a experiência do Elves, se é que existe lado bom nessa história, fez ele salvar 12 pessoas. E ele também teve ferimentos, mas já foi liberado”, comentou o advogado. 

Identidades

O delegado-geral de Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel,confirmou o nome das vítimas que morreram no acidente. São quatro homens e quatro mulheres: Leandro Luzzi, Leane Elizabeth Herrmann, Leise Herrmann Parizotto, Everaldo da Rocha, Janaina Moreira Soares da Rocha, Fabio Luiz Izycki, Juliane Jacinta Sawicki e Andrei Gabriel de Melo.

As demais vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), encaminhadas para hospitais da região e já receberam alta médica. 

Vítimas começam a ser veladas

As vítimas da queda do balão em Praia Grande começaram a ser veladas neste domingo, dia 22. Os corpos de Leandro Luzzi, Fabio Luiz Izycki, Juliane Jacinta Sawicki e Andrei Gabriel de Meloforam os últimos liberados.

Ainda no dia da tragédia, o Portal Engeplus informou sobre a liberação dos quatro primeiros corpos das oito vítimas que morreram no acidente. O velório do casal Everaldo da Rocha e Janaína Moreira Soares, de 53 e 46 anos, respectivamente, de Joinville, estava marcado para iniciar às 9h30 deste domingo, no Cemitério Parque Jardim das Flores. 

Já a médica Leise Gerrmann Parizotto, de 37 anos, que atuava na rede municipal de saúde de Blumenau, e sua mãe, Leane Elizabeth Hemann, de 70 anos, serão veladas e sepultadas no Cemitério Parque Concórdia.

Leandro Luzzi, professor de patinação em Brusque, está sendo velado no Cemitério Municipal de Indaial. O sepultamento está previsto para às 17 horas. O velório de Andrei Gabriel de Melo está sendo realizado na Câmara de Vereadores de Fraiburgo. O sepultamento será realizado no Cemitério Municipal nesta segunda-feira, dia 23, às 9 horas. 

Juliane Jacinta Sawicki está sendo velada em Carlos Gomes (RS). O sepultamento está marcado para o final da manhã de hoje. O último corpo liberado foi o de Fabio Luiz Izycki, 42 anos. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento. 

Leia mais sobre:

Santa Catarina,

praia grande,

balão.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral