Até dia 30 de junho

Jovens do Novos Caminhos serão preparados para ingressar e se manter na área laboral do Sul

Vara da Infância e Juventude de Criciúma apoia inclusão profissional e cidadania

Por Redação Engeplus

Em 26/06/2025 às 17:00
imagem da noticia
Foto: Divulgação

Jovens atendidos pelo Programa Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), terão a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho por meio do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), oferecido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC). A iniciativa conta com o apoio da Vara da Infância e Juventude da comarca de Criciúma, parceira ativa na promoção de ações voltadas à autonomia e à cidadania de adolescentes em situação de acolhimento. 

O PIT é um curso gratuito que oferece formação prática e comportamental para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. O objetivo é não apenas facilitar o ingresso no mercado de trabalho, mas também garantir que esses jovens consigam se manter nas vagas conquistadas. 

“Muitas vezes, o desafio não é apenas conseguir a vaga, mas saber como se portar em uma entrevista, como se adaptar ao ambiente profissional e como lidar com as exigências do dia a dia”, explica a coordenadora administrativa do CIEE de Criciúma, Cristiane Alves Dias. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Com mais de seis mil jovens já formados em Santa Catarina, o programa se destaca por seu caráter transformador. Os participantes recebem orientações sobre postura profissional, comunicação, ética, trabalho em equipe e outros temas essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ao todo, são 60 horas de formação profissional, que deve iniciar no dia 1 de julho. 

Além dos adolescentes do Novos Caminhos, o curso também é aberto a outros jovens em situação de vulnerabilidade, como estuantes de escolas públicas da região e adolescentes que passaram por medidas protetivas de acolhimento. A formação é gratuita e os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho. 

Padrinhos do programa 

A ação em Criciúma também convida empresas e empresários da região a se tornarem padrinhos do programa, ao contribuir com recursos, materiais, transporte, alimentação ou, principalmente, com a oferta de vagas de estágio e aprendizagem. 

“O apadrinhamento pode ser feito de diversas formas, inclusive com a abertura de oportunidades dentro das empresas para esses jovens que estão se preparando para um novo futuro”, destaca Cristiane. Empresas interessadas em apoiar o PIT e contribuir com a formação dos adolescentes podem entrar em contato diretamente com o CIEE. 

Sobre o Novos Caminhos 

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ) do TJSC, em parceria com diversas instituições, como a FIESC, AMC, Fecomércio, OAB/SC, MPSC, FAESC, entre outras. Seu objetivo é promover a autonomia e a cidadania de crianças e adolescentes acolhidos, por meio de ações de escolarização, profissionalização e inclusão social. 

 Colaboração: Taina Borges.

Leia mais sobre:

criciuma,

CIEE,

Tribunal de Justiça de Santa Catarina,

Jovens do Novos Caminhos,

Vara da Infância.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral