Por Redação Engeplus
Em 28/06/2025 às 22:02Herança dos povos trazidos do continente africano ao longo de séculos de escravização, as religiões de matriz africana fazem parte da identidade múltipla e miscigenada do povo brasileiro. Em muitas ocasiões, no entanto, são alvo de perseguição e de fortes manifestações de intolerância religiosa. No espetáculo sAgrado, o ator João Tomaz Santos, do Grupo Reminiscências, apresenta a fé, a dança, os cantos, os ritos e, sobretudo, as suas próprias memórias como forma de expressão dessa religiosidade. Em circulação pelo litoral catarinense, a peça será apresentada no Imbituba Atlético Clube neste domingo, dia 29, às 19 horas, com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos.
Com tradução instantânea em Libras, o espetáculo resgata a ancestralidade dos povos tradicionais de terreiro e da cultura popular brasileira, com foco na Umbanda e no Batuque, buscando desmistificar o preconceito e intolerância religiosa que essas expressões culturais sofrem constantemente. A entrada para a apresentação é gratuita, com limite para 50 espectadores e os ingressos serão distribuídos trinta minutos antes do início do espetáculo.
A peça surgiu de um processo de pesquisa do ator, com olhar voltado para os ritos do Batuque, manifestação afro-brasileira de culto aos orixás encontrada principalmente no Sul do Brasil. Com direção assinada por Pepe Sedrez, o espetáculo sintetiza a junção deste processo de estudo dos rituais com as vivências particulares do ator, criado sob a influência das práticas da religião, trazendo para o palco a intensidade das suas memórias.
Oriundo de Joaçaba, no Meio Oeste, o Grupo Reminiscências acaba não circulando tanto por regiões como o litoral. Tomaz ressalta a importância da circulação para o trabalho do grupo. “Nossa proposta com este projeto é justamente levar o espetáculo para uma região que não conseguimos acessar com tanta frequência. Além disso, também é uma região em que existem muitos povos de terreiro. Então é uma forma da gente compartilhar, acessar outras culturas, saberes e, de alguma forma, também homenagear esses povos”, pondera.
A circulação sAgrado na Rota do Mar é uma proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Colaboração: Thiago Furtado/Sabrina Marthendal
Leia mais sobre:
Imbituba,
TEATRO,
entrada gratuita,
matriz africana.
Música Brasileira
Atividade física
Arraiá de São João
Infraestrutura
Criciúma
Instalada placa que homenageia sargento
Próximo ano
Música Brasileira