Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 27/06/2025 às 10:04O prazo para o alistamento militar obrigatório termina na próxima segunda-feira, dia 30 de junho. A informação é do tenente-coronel Luciano Américo Fonseca de Souza, comandante do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC), sediado em Criciúma. Devem se alistar os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2025. O processo iniciou em 1º de janeiro e pode ser feito pela internet ou diretamente na Junta de Serviço Militar da cidade.
O recrutamento militar se divide em cinco etapas – o alistamento, a seleção geral, a designação, a seleção complementar e a incorporação ou matrícula – que se sucedem ao longo do ano. Desde 2003, as fases do processo de recrutamento são as mesmas tanto para a Marinha como para o Exército e a Aeronáutica.
Conforme o comandante, quem não se alistar dentro do prazo ainda poderá regularizar a situação posteriormente, mas estará sujeito ao pagamento de multa. Além disso, o jovem ficará com uma série de restrições legais. “Ele fica travado: não consegue tirar passaporte, fazer matrícula em instituições federais, obter carteira profissional e nem prestar concurso público. É uma obrigação do cidadão brasileiro”, reforçou.
Neste ano, o serviço militar também abriu vagas para mulheres que desejam se alistar de forma voluntária, mas, em Santa Catarina, essa opção está disponível apenas em Florianópolis.
No caso do serviço militar feminino, o alistamento militar voluntário foi anunciado em agosto do ano passado. Inicialmente, são oferecidas 1.465 vagas, sendo 155 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica.
Atualmente, o 28º GAC conta com 410 militares, dos quais 177 são novos soldados, que ingressaram em 2025. O processo de seleção dos futuros convocados começa em dezembro, e os selecionados devem começar o serviço militar em 2026, ano em que o grupamento será fechado e reestruturado para uma nova turma.
Mais do que a preparação para a defesa nacional, o Exército oferece formação em diversas áreas. “Aqui, formamos o combatente, mas também ensinamos valores como coragem, resiliência e resistência. A base vem de casa, entretanto, aqui os soldados desenvolvem outras habilidades e podem se aperfeiçoar em diversas funções, como oficina mecânica, cozinha, saúde e obras”, explicou o comandante.
Segundo o comandante, o 28º GAC, que está há quase 50 anos em Criciúma, também mantém uma forte atuação junto à comunidade. Entre os projetos em andamento está o ‘Hino nas Escolas’, que leva civismo e patriotismo às instituições de ensino de Criciúma às segundas-feiras. O grupamento também realiza campanhas de arrecadação de alimentos, atua em parceria com a Polícia Militar (PM) nos estádios e está sempre disponível para ações em prol da sociedade.
“O Exército é preparado para a guerra, mas também é a mão amiga em momentos de necessidade. Nosso compromisso é com a pátria e com o povo”, pontuou o comandante.
Leia mais sobre:
criciuma,
28º GAC,
alistamento militar,
Junta de Serviço Militar.
Nova sede
Balneário Camacho
50 alunos
Quarta edição
Saúde nas pistas
Inclusão em pauta
Ação contra cheias
Balneário Camacho
Quarta edição
Inclusão em pauta