Demanda antiga

Pavimentações do entorno do Case e da Penitenciária voltam à pauta em audiência pública

Pavimentação dos acessos ao complexo penitenciário fazem parte das medidas compensatórias

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 27/06/2025 às 16:43
imagem da noticia
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus/Ilustrativa

A Câmara Municipal de Criciúma vota na próxima segunda-feira, dia 30, um requerimento de autoria do vereador Ademir José Honorato (PL), que solicita a realização de uma audiência pública no bairro São Domingos. O encontro está marcado para o dia 16 de julho, às 19 horas, no Salão Comunitário. 

O objetivo da audiência é discutir temas importantes relacionados à infraestrutura viária da região, com foco na segurança dos acostamentos e na melhoria da iluminação pública da rodovia Narcisio Dominguini. Além disso, a pauta inclui os futuros projetos de pavimentação das ruas José Martinho Teixeira e Pedro Liberato Pavei, acesso ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case Sul). As vias atendem as comunidades da Vila Maria e do próprio São Domingos. 

Outro ponto que será tratado é a situação da rodovia Domingos Peruchi, localizada na comunidade de São Roque, que poderá ser contemplada com o programa "Estrada Boa Rural", do Governo do Estado de Santa Catarina, em parceria com o município.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A iniciativa visa ouvir as demandas da população local e buscar soluções em conjunto com o poder público para melhorar a mobilidade e a segurança nas vias da região.

Demanda antiga 

Nessa quinta-feira, dia 26, o prefeito Vagner Espindola (PSD) esteve em Florianópolis para conversar com o secretário adjunto da Infraestrutura, Ricardo Grando, para tratar dos 33 quilômetros de estrada rural de Criciúma. O objetivo é incluir essas vias no programa do governo do Estado ‘Estrada Boa Rural’ que será lançado no próximo mês. 

Entre as demandas, estão justamente o entorno do complexo penitenciário, em Criciúma, que ainda aguarda pavimentação das ruas Pedro Liberato Pavei, acesso ao Case Sul, e José Martinho Teixeira, principal acesso para a Penitenciária Sul. As obras, orçadas em quase R$ 15 milhões em 2023, chegaram a ser licitadas, mas jamais saíram do papel.

A pavimentação dos acessos ao complexo penitenciário fazem parte das medidas compensatórias, compromisso firmado pelo Governo do Estado em razão das construções da Penitenciária Sul e do Case Sul. Durante os anos de reivindicação, as lideranças comunitárias das comunidades criciumenses de Morro Albino, Vila Maria e São Domingos trataram com três governos diferentes: de Raimundo Colombo (PSD), Carlos Moisés (Republicanos) e Jorginho Mello (PL). Teve ainda Eduardo Pinho Moreira (MDB), vice que assumiu na reta final do governo de Colombo. Nenhum cumpriu a promessa. 

“O Jorginho é pagador de promessas dos outros e isso é um fato. Fomos conversar com o Grando e entender o novo projeto do Estado, que será lançado na próxima semana. O secretário adjunto estará nas próximas semanas na região justamente para tratar deste assunto”, explicou Honorato. 

A realização da audiência pública, que será votada na câmara na próxima segunda-feira, vem ao encontro com as demandas levadas ao governo do estado no dia de ontem. 

Leia mais sobre:

criciuma,

case,

Infraestrutura.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral