Finalizou

Mina de carvão antecipa encerramento das atividades em Treviso

Desmontagem já foi iniciada no local

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 27/06/2025 às 16:43
imagem da noticia
Foto: Lucas Hahn/Ilustrativa

A Unidade de Extração Mina Cruz de Malta já está em fase de desmontagem da estrutura em Treviso. Conforme o presidente do Sindicado dos Mineiros de Siderópolis, Cocal do Sul e Treviso, Leonor José Rampinelli, não havia nenhuma perspectiva de negociação e com a saída da maioria dos funcionários para ocuparem outras vagas de emprego, as atividades que estavam previstas para encerrar no dia 31 de julho, foram antecipadas. 

“Não adiantava trabalhar mais dois meses, porque eles iriam acabar ficando desempregados e perder a oportunidade que puderam pegar agora. Só ficou lá aproximadamente 30 trabalhadores, que estão fazendo o desmonte da mina e provavelmente ficam até dezembro", afirmou. O desmonte consiste na retirada de máquinas, desmanche da estrutura, retirada de itens do solo, entre outras questões.

Perda na receita 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Treviso terá uma queda em sua receita com relação a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) de aproximadamente 26% e um impacto sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 14%. Os dados foram levantados pela equipe econômica da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) após solicitação do prefeito Luciano Miotelli (MDB), devido ao anúncio do encerramento das atividades da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta no município.

Diversificação

Miotelli frisou que Treviso tem um grande potencial na área turística, e por isso, tem investido em infraestrutura no interior, e que o governo tem trabalhado em função da diversificação econômica. 

“Desde que assumimos o governo nós estamos trabalhando na situação de uma nova área industrial para que possamos desenvolver atividades econômicas paralelas ao carvão. Nós ainda temos a Carbonífera Metropolitana, que vem investindo, nós também como governo estamos fazendo investimentos em infraestrutura para gerar possibilidades na área do turismo”, disse.

Turismo

Em julho, nos dias 5 e 6, Treviso celebrará o aniversário de 30 anos de emancipação político-administrativa durante dois dias. O evento, segundo o prefeito, marca o momento de traçar novos planos, deixando para trás as dificuldades e buscando novas alternativas como fontes de receita para a cidade. 

“A festa vem definitivamente para selar um ciclo de emancipação, de autonomia, no qual o município caminha com suas próprias pernas. Estamos passando pelo fechamento da mineração, mas a festa abrirá essas oportunidades e é um momento para confraternizar”, disse.

O prefeito destacou além do turismo, a gastronomia que poderá ser apreciada durante as festividades. “Vem se desenvolvendo com capacidade para atender o turista de diferentes necessidades. A festa vem realmente para dar um grau de alavancagem no município, que é o que buscamos também para toda a região”, pontuou. 

Leia mais sobre:

treviso,

mina de carvão.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral