Por Redação Engeplus
Em 30/06/2025 às 14:43A nova Miss Criciúma Centenário será conhecida nesta segunda-feira, dia 30, em uma cerimônia especial que acontece a partir das 19h30. O evento marca um momento simbólico nas comemorações do centenário da cidade e dará visibilidade a jovens representantes da nova geração de criciumenses. A escolha será realizada na praça de alimentação do Nações Shopping, que recebe a final do concurso como parte de sua programação de eventos culturais.
O processo foi iniciado em 10 de junho com a abertura do edital, incluindo a cerimônia de lançamento da exposição sobre a rainha da colonização de 1980, Suzana Meller, e da primeira Miss Negra de Criciúma e do Brasil, Miss Simpatia Anelise Lalau.
Foram mais de 50 jovens participantes entre 16 e 18 anos, com carisma e capacidade de falar sobre o Centenário de Criciúma. Em 23 de junho, na Fundação Cultural de Criciúma, uma comissão formada por cinco jurados externos avaliou as candidatas presentes nos critérios de beleza, estatura, oratória e simplicidade. As cinco selecionadas são:
Ana Luiza Boaventura Vargas (S.T.S Colegião)
Kamille Eduarda André (Heriberto Hülse)
Lara Delfino Innocenti (Colégio Adventista)
Maria Julia Vitório Lúcio (Humberto Campos)Sthefany Gabriele da Silva (S.T.S Colegião)
As cinco selecionadas passaram por etapas de prova de roupa, aulas de passarela, oratória, filmagens e visitas à exposição, incluindo participação de Yuri Pizzetti, figurinista oficial, costureiras do clube de mães da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) coordenadas por Andreza da Silveira, além de workshops com miss Anelise Lalau e a rainha da colonização.
Nesta segunda-feira, 10 jurados avaliarão as finalistas. A vencedora será coroada Miss Criciúma Centenário, receberá a coroa do prefeito Vagner Espindola e da primeira dama Gisele Bolan, e a faixa será entregue pelo vice-prefeito Salésio Lima e segunda dama Rosane Custodia.
O prefeito de Criciúma reforça que a escolha da Miss Criciúma Centenário é mais do que um concurso de beleza. "É uma celebração do protagonismo da nossa juventude e um resgate histórico que valoriza a identidade criciumense. Dentro das comemorações do centenário, esse momento simboliza o presente e o futuro da nossa cidade, representado por jovens que conhecem, respeitam e divulgam nossa história”, afirmou.
A presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Zappelini, avalia que o concurso nasce dentro do calendário do centenário com um propósito especial. “Homenagear a força feminina e a construção da memória cultural da cidade. As candidatas representam uma geração que dialoga com o passado e constrói o futuro com consciência, beleza e identidade. Foi um processo rico em história, aprendizado e participação coletiva", pontuou.
A nova Miss integrará a equipe de representantes da cidade, participando tanto de eventos no Nações Shopping quanto das festividades oficiais do município.
Leia mais sobre:
criciuma,
Miss Criciúma Centenário.
Música Brasileira
Atividade física
Arraiá de São João
Infraestrutura
Criciúma
Instalada placa que homenageia sargento
Próximo ano
Música Brasileira