Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br
Em 30/06/2025 às 16:11Está autorizada a partir desta terça-feira, dia 1º, a prática dos voos de balão em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. Mas a expectativa é de que a atividade seja retomada apenas na quarta-feira, quando a previsão indica condições climáticas favoráveis.
A atividade, considerada fundamental para a economia do município, não é realizada desde o acidente que matou oito pessoas no dia 21 de junho. O piloto e outros 12 passageiros conseguiram sobreviver.
Para voltar a promover os passeios, os balonistas pretendem ampliar medidas de segurança. Um check-list está sendo desenvolvido pela Associação de Voo de Instrução em Balão de Ar Quente (Avibaq) para ser verificado pelos pilotos antes de cada decolagem.
O documento continua em elaboração, mas entre as medidas estará a necessidade de colocar mais de um extintor de incêndio no cesto e também a conferência da pressurização dos equipamentos”, afirmou o presidente da Avibaq, Murilo Gonçalves.
Outro procedimento adotado pela associação foi a criação de uma comissão de avaliação de meteorologia. O grupo será formado por cinco dos pilotos de balão mais experientes da associação, que tomarão definições conjuntas sobre a possibilidade de realização de voos.
“Nesta terça-feira a gente já poderia voltar a realizar os voos, mas já identificamos que não terá condição climática e, por isso, vamos retomar as atividades somente na quarta-feira”, acrescentou Gonçalves.
Aumento nos cancelamentos
Desde o trágico acidente com um dos balões, a Avibaq estima um aumento de 60% no cancelamento de reserva de voos. “Aos poucos estamos retornando, mas continua um movimento fraco”, reconheceu Gonçalves.
Os pilotos também aguardam um posicionamento oficial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O órgão, em parceria com as prefeituras de Praia Grande (SC) e Passo de Torres (RS) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está envolvido nas discussões para regulamentar o balonismo de turismo no país.
Os municípios buscam uma regulamentação e maior profissionalização da atividade, diante do aumento da prática e do impacto dos passeios turísticos sobre a economia regional nos últimos anos. Os municípios ficam numa região com cânions de grande beleza cênica, como os localizados nos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, além de terem condições geográficas e meteorológicas propícias para o balonismo.
“Não é somente o balonismo que é afetado, é todo o setor turístico. O impacto está sendo sentido também pelas pousadas e restaurantes”, destacou Gonçalves. A Avibaq conta com 45 empresas associadas que realizam os voos. São mais de 250 voos por semana. Em alguns momentos, a estimativa é de que 400 pessoas estejam no ar simultaneamente.
Leia mais sobre:
geral,
praia grande,
balão,
voos.
Música Brasileira
Atividade física
Arraiá de São João
Infraestrutura
Criciúma
Instalada placa que homenageia sargento
Próximo ano
Música Brasileira