Após tragédia

Com novas medidas de segurança, voos de balão em Praia Grande devem voltar na quarta-feira

Associação estima uma queda de 60% nas reservas de passeios

Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br

Em 30/06/2025 às 16:11
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Está autorizada a partir desta terça-feira, dia 1º, a prática dos voos de balão em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. Mas a expectativa é de que a atividade seja retomada apenas na quarta-feira, quando a previsão indica condições climáticas favoráveis.

A atividade, considerada fundamental para a economia do município, não é realizada desde o acidente que matou oito pessoas no dia 21 de junho. O piloto e outros 12 passageiros conseguiram sobreviver.

Para voltar a promover os passeios, os balonistas pretendem ampliar medidas de segurança. Um check-list está sendo desenvolvido pela Associação de Voo de Instrução em Balão de Ar Quente (Avibaq) para ser verificado pelos pilotos antes de cada decolagem.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O documento continua em elaboração, mas entre as medidas estará a necessidade de colocar mais de um extintor de incêndio no cesto e também a conferência da pressurização dos equipamentos”, afirmou o presidente da Avibaq, Murilo Gonçalves.

Mais extintores e comissão meteorológica estão entre novas medidas adotadas por balonsitas - Foto: Prefeitura de Praia Grande/Divulação

Outro procedimento adotado pela associação foi a criação de uma comissão de avaliação de meteorologia. O grupo será formado por cinco dos pilotos de balão mais experientes da associação, que tomarão definições conjuntas sobre a possibilidade de realização de voos.

“Nesta terça-feira a gente já poderia voltar a realizar os voos, mas já identificamos que não terá condição climática e, por isso, vamos retomar as atividades somente na quarta-feira”, acrescentou Gonçalves.

Aumento nos cancelamentos

Desde o trágico acidente com um dos balões, a Avibaq estima um aumento de 60% no cancelamento de reserva de voos. “Aos poucos estamos retornando, mas continua um movimento fraco”, reconheceu Gonçalves.

Os pilotos também aguardam um posicionamento oficial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O órgão, em parceria com as prefeituras de Praia Grande (SC) e Passo de Torres (RS) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está envolvido nas discussões para regulamentar o balonismo de turismo no país.

Os municípios buscam uma regulamentação e maior profissionalização da atividade, diante do aumento da prática e do impacto dos passeios turísticos sobre a economia regional nos últimos anos. Os municípios ficam numa região com cânions de grande beleza cênica, como os localizados nos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, além de terem condições geográficas e meteorológicas propícias para o balonismo.

“Não é somente o balonismo que é afetado, é todo o setor turístico. O impacto está sendo sentido também pelas pousadas e restaurantes”, destacou Gonçalves. A Avibaq conta com 45 empresas associadas que realizam os voos. São mais de 250 voos por semana. Em alguns momentos, a estimativa é de que 400 pessoas estejam no ar simultaneamente.

Leia mais sobre:

geral,

praia grande,

balão,

voos.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral