Por Redação
Em 24/11/2015 às 09:58Fabricio Spricigo *
Nas palavras de (FRIGOTTO; CIAVATTA, 2003, p. 46), “em determinadas épocas, certas palavras são focalizadas e afirmadas e outras silenciadas ou banidas. Isso não é fortuito”. Este entendimento sugere que a atitude mais adequada a se propor na atualidade é a de vigilância crítica, buscando revelar o sentido e o significado das palavras e dos conceitos, bem como compreender o que nomeiam ou escondem e que interesses articulam.
Esta vigilância precisa ser aumentada em períodos históricos em que os conflitos e as disputas se intensificam. Tal polissemia permite que seus conteúdos criem capilaridade no imaginário social, favorecendo a naturalização daquilo que é formulado e construído com o consequente obscurecimento do real. (RUMMERT, 2012).
Segundo Paz e Oliveira (2012), sistematizar o conceito de políticas públicas sociais implica considerar os recursos de poder que operam na sua definição e que tem na máquina governamental, a sua referência mais relevante. Assim, é ao Estado que compete a materialização das ações e políticas de caráter público, assim como a garantia, na estrutura social em que vivemos, da permanência do sistema, em suas bases e dimensões.
Está explícito, nesse sentido, que a conceituação e a efetivação das políticas públicas ganham força no cenário estatal, sendo permeadas por variados projetos de sociedade em disputa. A esse respeito, Iamamoto (2013) argumenta que merece destaque a concepção liberal que vem incorporando as políticas públicas voltadas à “administração ou gestão do risco social” diante de segmentos populacionais em “situação de vulnerabilidade”.
Esta foi uma inflexão operada nas políticas de proteção social do Banco Mundial, a partir de 2000. A autora registra ainda que as diversas manifestações da “questão social”, sob a órbita do capital, tornam-se objeto de ações filantrópicas e de benemerência e de programas focalizados de combate à pobreza.
As referências ao risco social, “vulnerabilidade” e à exclusão social são transversais à formulação e operacionalização das políticas sociais, tendo sido largamente incorporadas. Relevante considerar que as recentes transformações do modo de ser e produzir a existência e as novas demandas contemporâneas vêm repercutindo nas condições de vida das pessoas e impondo novos desafios para as políticas públicas na educação.
Nesse contexto, diversos e contraditórios são os projetos para a área educacional, uns alinhados com projetos sociais que procuram fortalecer as condições de reprodução do que está posto, e outros que buscam inovações visando construir bases objetivas e subjetivas para a emancipação.
Shiroma (2002) reflete que o discurso oficial sobre políticas públicas na atualidade apresenta nova formulação, tentando dissolver a tensão que contrapunha interesses econômicos e sociais; conceitos até então tido como antagônicos apareceram como complementares.
Essa “bricolagem” pode ser observada em documentos de organismos internacionais multilaterais como a Cepal, nos quais os termos educação, competitividade, eficiência e equidade foram costurados em um arranjo que forneceu o tom das políticas públicas. No início do século 21, educação, cidadania e inclusão social passaram a ser vistas não só como interdependentes aos interesses econômicos, mas como imperativas às nações. E, nesse sentido, entende-se que refletir sobre todo esse processo pode ajudar na compreensão dos projetos societários vigentes, quer para indagar seu ideário hegemônico e suas contradições, quer para refletir sobre alternativas possíveis de resistência contra-hegemônica.
* Pedagogo
Leia mais sobre:
EDUCAÇÃO,
inclusão,
cidadania,
políticas públicas.
artigo
O que revelam os slogans na política educacional
Livro se constitui em fonte reflexiva sobre a materialidade social do país
OPINIÃO
Colonia Nuova Venezia in Santa Catharina
Imigrantes italianos não foram pioneiros na ocupação da Colônia Nova Veneza
OPINIÃO
Quatro questões sobre economizar dinheiro
As escolas tratam de geografia, geometria, mas nunca de economia.
OPINIÃO
Mais uma grande empresa no grande distrito de Rio Maina
Saí de lá apreensivo pois faltava um dado importantíssimo: localização