Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 03/04/2025 às 10:18A cidade de Içara conta com mais de 60 mil habitantes e está em uma fase de desenvolvimento e o governo municipal está focado em planejar o futuro com cuidado para evitar os problemas típicos de cidades maiores, como questões de segurança e infraestrutura. A prefeita Dalvania Cardoso destacou que este é o momento de focar na criação de um planejamento a longo prazo que leve a cidade a um crescimento ordenado e sustentável.
“No primeiro mandato eu não tive o Comitê Gestor, é exemplo de Criciúma, que sempre teve. Agora nós estamos montando o nosso Comitê Gestor, convidando as pessoas, foi aprovado por lei na Câmara Municipal, estamos convidando as pessoas e nos próximos dias devemos divulgar as pessoas que de fora do governo vão nos dar uma visão externa, pessoas que tenham realmente a ver com as diferentes áreas. A lei criou a coordenação do Comitê Gestor com mais cinco membros, que são um da área do empreendedorismo, um do planejamento urbano, do agronegócio, da saúde e da educação”, explicou a prefeita em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.
Para a prefeita, contar com pessoas de fora do governo será uma experiência enriquecedora. “Sou uma boa executora, eu não sou nem uma visionária. Mas penso que os bons executores também têm que ouvir as pessoas que têm visão mais macro para que a cidade possa avançar, mas avançar na direção certa. Nós estamos na fase de fazer os convites às pessoas que vão integrar esse comitê para que a gente possa ter uma regularidade num plano de ação de longo prazo. Nós queremos que a cidade cresça, mas que possamos preservar a qualidade de vida, que haja preocupação com a segurança, é ter a visão do externo”, frisa.
Dalvania ressalta que quando um município cresce, traz também problemas sociais. “Essa a discussão que tem que ser feita. Quem está fora da montanha, enxerga a montanha toda. Por isso, o comitê gestor pode nos dar esse norte numa discussão mais ampla e estratégica para onde Içara e como Içara pode crescer”, pontua.
Leia mais sobre:
içara,
Dalvania Cardoso.
Mais de três meses
Na área central
Lei de Patrocínio
Mão de obra
Amurel
Política
Mais de três meses