Em Brasília

Morro dos Cavalos: reunião discute alternativa de pista de contorno

Encontro aconteceu nesta quarta-feira, dia 23

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 23/04/2025 às 19:32
imagem da noticia
Foto: Saulo Pithan

A audiência do Fórum Parlamentar Catarinense na tarde desta quarta-feira, dia 23, em Brasília, discutiu uma alternativa para o Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça - um dos pontos mais perigosos e críticos da rodovia federal em Santa Catarina (SC). O encontro contou com a presença do ministro dos Transportes do Brasil, Renan Filho, do diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio e do governadorde SC Jorginho Mello.

O senador Esperidião Amin comentou sobre a proposta apresentada pelo governador de fazer o contorno do Morro dos Cavalos, complementando as pistas que já existem. “A pista atual serviria para o sentido Sul/Norte, e a pista de contorno seria para o sentido Norte/Sul. A minha sugestão: 120 dias para avaliar o impacto financeiro desta alternativa versus aquela alternativa dos túneis ou do túnel que o DNIT tem desenvolvido até aqui. Acho que este prazo é crucial. Nós não podemos perder mais tempo para ter uma definição, eu pessoalmente, voto naquilo que for viável o mais rapidamente possível”, disse.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Júlio Garcia, amanhã será feita a entrega do relatório pelo Ministério dos Transportes e pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para ser avaliado. “A partir daí ocorre a inclusão das obras necessárias que certamente vai incluir a obra do Morro dos Cavalos. Tudo isso ainda demanda tempo. Vamos ser otimistas, mas com cautela e realidade. A bancada federal e estadual fizeram o seu papel”, pontuou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O deputado estadual Tiago Zilli, presidente da Bancada Regional do Sul na Assembleia Legislativa disse que saiu da reunião vendo o caminho a ser seguindo, mas com a sensação de frustração. “É uma obra que deveria estar encaminhada, e entendemos que ela não existe, o projeto, o andamento, as liberações. [..]Ela vai acontecer e precisamos do apoio de todos”, afirmou.

Vídeo: Saulo Pithan

Fotos: Saulo Pithan

Leia mais sobre:

Brasília,

fórum parlamentar catarinense,

audiência.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Política