Por João Gabriel da Rocha
Em 17/06/2025 às 12:14A Comissão de Saúde de Criciúma irá apresentar nesta terça-feira, dia 17, um requerimento questionando o prefeito Vagner Espíndola (PSD) sobre a possibilidade de criar um programa de transportes para atendimentos na área da saúde, buscando beneficiar pessoas em vulnerabilidade social.
Segundo o vereador Luiz Fontana (PL), atualmente três tratamentos dão direito ao transporte para saúde: hemodiálise, radioterapia e quimioterapia. "Nosso objetivo é que esse benefício contemple não só quem tem algum problema de locomoção ou doença grave, mas também pessoas com alguma vulnerabilidade social”, frisou.
Fontana explicou como funcionaria a disponibilização dos benefícios. "Hoje, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), tem uma gerência de transportes, que faz os protocolos para doenças graves. O foco seria integrar as áreas da saúde e da Assistência Social, para ajudar também pessoas com baixas rendas. Dessa forma, teria um protocolo para confirmar essas condições e fornecer os recursos”, destacou.
De acordo com Fontana, casos como o do programa Universidade Gratuita reforçam a importância da fiscalização no fornecimento de recursos. "Muitas pessoas utilizam os benefícios de forma indevida. Por isso, teriam critérios rígidos, para não fornecermos recursos para quem não precisa e, sim, para cidadãos que realmente têm algum problema de saúde ou socioeconômico”, salientou. O requerimento será votado, e caso aprovado, o prefeito terá 30 dias para responder o documento.
Leia mais sobre:
criciuma,
saude,
politica.
Filhos Ilustres
Transparência
A partir de agosto
Programa artístico
Ações futuras
Projeto aprovado
Terceira Idade
A partir de agosto
Programa artístico
Projeto aprovado