Filhos Ilustres

Dom Leonardo Steiner será homenageado com placa em mural de Forquilhinha

Solenidade será realizada no dia 18 de julho, às 18 horas, na Câmara de Vereadores

Por Redação Engeplus

Em 12/07/2025 às 12:30
imagem da noticia
Foto: Mariana Martins/Câmara Forquilhinha

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha irá prestar mais uma homenagem ao forquilhense Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus e cardeal da Amazônia. O nome dele será incluído no mural “Filhos Ilustres de Forquilhinha”, com a inauguração de uma placa comemorativa em sessão solene marcada para a sexta-feira, dia 18 de julho, às 18 horas, na sede do Legislativo. O evento contará com a presença do homenageado.

Natural de Forquilhinha, Dom Leonardo já foi agraciado com o título de Cidadão Benemérito em 2021 e recebeu uma moção de aplauso da Câmara em 2022, reconhecendo sua trajetória de dedicação à Igreja Católica. Agora, seu nome passa a integrar de forma permanente o mural criado para destacar personalidades que marcaram a história do município.

“A inclusão de Dom Leonardo é um gesto de gratidão e orgulho. Ele é um exemplo de fé, liderança e compromisso com os mais necessitados, que leva o nome de Forquilhinha por onde passa. Será uma honra tê-lo novamente conosco para eternizar essa homenagem”, afirma o presidente da Câmara, Célio Elias (PT).

O mural “Filhos Ilustres de Forquilhinha” foi inaugurado em novembro de 2022, com homenagens póstumas a Dra. Zilda Arns Neumann, Dom Paulo Evaristo Arns, Irmã Norberta Ogniewski e Zé Queijeiro. Com a adição de Dom Leonardo, o espaço passa a reunir cinco nomes que representam o legado histórico, religioso e cultural do município.

Sobre Dom Leonardo Steiner

Nascido em Forquilhinha em 6 de novembro de 1950, Dom Leonardo é arcebispo de Manaus e, desde 2022, cardeal da Igreja Católica, o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Destacou-se nacional e internacionalmente por sua atuação pastoral, pelo diálogo inter-religioso e pela defesa das comunidades tradicionais da floresta amazônica.

Em maio, Dom Leonardo participou do conclave realizado no Vaticano que escolheu o atual Papa Leão XIV, sendo parte de um momento histórico para a Igreja Católica.

Ao longo de sua trajetória, também foi secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília. Sua nomeação como cardeal pelo Papa Francisco foi vista como um reconhecimento à importância da Amazônia nos debates globais sobre justiça social, meio ambiente e espiritualidade.

Colaboração: Natasha Monteiro/Câmara Forquilhinha.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Leia mais sobre:

Forquilhinha,

politica,

Câmara de Vereadores.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Política