Política

Vereador inicia estudo para ampliação do serviço ao idoso em Criciúma

O serviço atual oferece oficinas temáticas, artesanato, música e outras atividades

Por Redação Engeplus

Em 17/06/2025 às 16:07
imagem da noticia
Foto: Divulgação

O vereador Daniel Cipriano (PSDB) iniciou um estudo técnico visando propor a ampliação do serviço voltado aos idosos em Criciúma. Criado em 2017, o serviço oferece oficinas temáticas como ginástica, movimento funcional, artesanato, música e outras atividades no Centro de Convivência do Idoso, localizado no Parque das Nações. Com o aumento da população idosa na cidade, o parlamentar avalia que é necessário pensar em políticas públicas que descentralizem e ampliem esse atendimento. 

“Hoje, o centro atende cerca de 1.800 idosos por semana, o que representa mais de 15 mil atendimentos por mês. Mas o espaço já ficou pequeno diante da demanda. A minha ideia é começar a estudar formas de ampliar esse serviço, levando-o também para outros pontos da cidade, como os parques do Rio Maina e da Santa Luzia, locais de grande fluxo de pessoas e fácil acesso”, explica Cipriano.

O estudo, que está em fase inicial, irá reunir dados estatísticos e informações sobre a realidade da população idosa em Criciúma. Segundo o vereador, a meta é construir uma base sólida de informações para apresentar ao Executivo sugestões de melhorias e de expansão do serviço. “O idoso tem procurado cada vez mais qualidade de vida. Participar dessas oficinas melhora a saúde física e emocional, evita o isolamento e até reduz a demanda em unidades de saúde, como postos e hospitais”, destaca.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Cipriano lembra que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 o número de pessoas acima de 60 anos será maior do que o de pessoas com 15 anos. "Precisamos nos antecipar e pensar desde já em políticas públicas voltadas para esse público”, alerta.

A proposta do vereador inclui sugestões como a descentralização do serviço hoje concentrado no Parque das Nações, a criação de polos de atendimento em outros bairros e a ampliação das oficinas oferecidas.

Colaboração: Edson Padoin.

Luis Carvalho

Leia mais sobre:

criciuma,

politica,

Daniel Cipriano.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Política