Pelo Estado

Governo vai a Brasília em um movimento estratégico

E mais: Troca e comando no governo do Estado

imagem do colunista

Por Pelo Estado

Em 06/06/2025 às 10:13

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve essa semana em Brasília, acompanhado de comitiva, para um movimento estratégico em reforçar o status de sanidade animal de Santa Catarina e sublinhar as rigorosas medidas de prevenção à gripe aviária que o estado adota. Preocupado com os impactos econômicos que afeta diretamente o setor agropecuário, um dos pilares da economia catarinense e sendo Santa Catarina o segundo maior exportador de carne de frango do Brasil, com 23% das exportações, o Governo precisa se antecipar à crise. 

A "via sacra" em Brasília, com a visita a cinco embaixadas, não foi um mero protocolo. A agenda intensa na capital federal é o prelúdio da missão governamental à Ásia, marcada para 13 a 25 de junho. A comitiva, liderada pelo próprio governador e com a presença de pesos-pesados do setor produtivo – indústria, agronegócio, comércio, tecnologia e turismo –, terá compromissos em Tóquio e Aomori, no Japão, e em Pequim e Harbin, na China. O objetivo é claro: fortalecer laços comerciais e apresentar a resiliência do agronegócio catarinense, especialmente após a confirmação de um caso da doença em granja comercial. 

Paralelamente, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um projeto inovador financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), está chamando a atenção. 

Pesquisadores desenvolveram organoides — estruturas tridimensionais que reproduzem o trato respiratório das galinhas.

Essa tecnologia, inédita no Brasil, permite simular infecções por H5N1 em laboratório sem a necessidade de animais vivos. Um avanço que não apenas reduz riscos econômicos e melhora a segurança alimentar, mas também agiliza o processo de pesquisa. A capacidade de realizar testes mais rápidos, baratos e seguros, sem depender de laboratórios com alto nível de biossegurança (BSL-3), que são escassos no país, é um divisor de águas.

A detecção recente do vírus no Rio Grande do Sul reforça a urgência e a relevância dessa pesquisa. Os resultados obtidos já prometem contribuir significativamente para o entendimento do H5N1 e de outras doenças respiratórias aviárias.

 

Troca de comando 

A agenda internacional de Santa Catarina se intensifica em junho, com o governador Jorginho Mello liderando uma missão à Ásia e a vice-governadora Marilisa Boehm que cumprirá jornada diplomática na Europa, com foco na Espanha e Portugal. 

Com a ausência simultânea do governador e da vice-governadora, quem assumirá interinamente o comando do governo de Santa Catarina será o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Francisco Oliveira Neto. A movimentação é possível porque o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia,  abrirá mão de sua posição na linha sucessória. 

A ida do governador à Ásia já era amplamente divulgada, já a missão da vice-governadora na Europa terá ênfase no turismo de negócios entre Portugal e Santa Catarina. Em terras espanholas, a pauta girará em torno do conceito de cidades inteligentes, buscando inspiração em exemplos notáveis como Barcelona e Valência. A vice-governadora terá encontros estratégicos com empresas interessadas em investir em Santa Catarina.

Universidade Gratuita 

O Programa Universidade Gratuita será tema de uma audiência pública promovida pela Comissão de Finanças em conjunto com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira (4) e a data ainda será definida, mas sendo realizada no primeiro semestre. Segundo o deputado Marcos Vieira (PSDB), que preside a Comissão de Finanças, a prestação de contas é um dever e consta em lei. “Precisamos reunir universidades, estudantes e Governo do Estado para ajustar os problemas que estão sendo apontados”, disse o deputado Marcos Vieira.

 

Economia catarinense em alta 

A economia de Santa Catarina cresceu 7,6% de janeiro a março de 2025 em comparação com igual período do ano passado, de acordo com o indicador de desempenho econômico medido pelo Banco Central. O IBCR do primeiro trimestre superou a média nacional do primeiro trimestre, que foi de 3,7%. O indicador, considerado uma prévia do PIB, subiu 8,1% em março em relação ao mesmo período de 2024, também acima da média nacional, que foi de 3,5% no período. Dados compilados pelo Observatório FIESC mostram que, no acumulado dos três primeiros meses do ano, o desempenho da atividade econômica catarinense foi puxado pelos resultados da indústria. A produção industrial no primeiro trimestre cresceu 8,5%, enquanto o comércio ampliado avançou 6,4% e os serviços tiveram incremento de 4,8% de janeiro a março.

 

Sustentabilidade

A Quantum Engenharia, especializada em iluminação pública inteligente e mais sustentável, energia solar fotovoltaica e subestações de energia, com matriz em São José (SC), lança nesta semana o seu Relatório de Sustentabilidade 2024. No ano passado, a empresa gerenciou 636 toneladas de resíduos recicláveis e 100 toneladas de resíduos não recicláveis no ano passado, todos recebendo destinação final adequada junto a empresas devidamente licenciadas. Além disso, cerca de 30 toneladas de efluentes sanitários foram tratadas e aproximadamente 10 toneladas de lâmpadas foram encaminhadas para descontaminação e posterior reciclagem de alguns dos itens que as compõem. 

 

Dia dos namorados

Os presentes para o Dia dos Namorados devem ser mais caprichados neste ano em Santa Catarina. Pesquisa realizada pela Fecomércio SC aponta que o gasto médio previsto é de R$190,50 por pessoa — o maior valor da série histórica iniciada em 2018. O crescimento em relação ao ano anterior é de 7% em termos nominais, ou 2,1% quando descontada a inflação do período.Os itens de vestuário lideram a preferência dos consumidores, com 45,9% das intenções de compra, seguidos por perfumes e cosméticos (24,8%) e calçados e bolsas (11,1%).

 

Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_06.06.2025

Contato: peloestado@gmail.com

Leia mais sobre:

Santa Catarina,

politica,

Coluna,

pelo estado.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Santa Catarina por Pelo Estado