Dados preocupantes

Tubarão registra mais de 200 focos do mosquito Aedes aegypti

Número está preocupando a Secretaria de Saúde do município

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 27/03/2025 às 16:52
imagem da noticia
Foto: Divulgação

O número de focos do mosquito Aedes aegypti está preocupando a Secretaria de Saúde de Tubarão. O último relatório, divulgado nesta quinta-feira, dia 27, informou que o município está registrando 240 focos do vírus causador da dengue, chikungunya e zika vírus. Um caso também foi confirmado no dia 12 de março, mas a pessoa já está curada.

Segundo o secretário de saúde de Tubarão, Otávio Losso Piva, por conta do aumento de focos, uma iniciativa de conscientização será realizada na próxima sexta-feira, dia 4 de abril. Inicialmente, a ação será feita no bairro Oficinas, que, até o momento, é o local que mais registra focos no município.

“Esses números estão nos preocupando. Então, na próxima semana, os agentes de saúde estarão passando nas residências da localidade e pedindo para que os moradores descartem possíveis materiais que podem se tornar focos do mosquito, como móveis, pneus e latas de tintas. Na próxima segunda-feira, dia 7, tudo que foi descartado será recolhido e encaminhado para o aterro sanitário”, afirmou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Combate à dengue 

O secretário também ressaltou que outros locais que apresentam focos do mosquito Aedes aegypti também receberão a iniciativa. A ordem dos bairros ocorrerá conforme o número de casos apresentados, começando com o bairro Oficinas e encerrando nos bairros Guarda Margem Esquerda, São João Margem Direita, Praia Redonda e Revoredo, que apresentam apenas um foco.

“Queremos reforçar que é importante as pessoas cuidarem das suas casas. Ainda não temos muito o que fazer além da parte da conscientização. Porém, no momento, já estamos nos planejando para adquirir um drone, que ajudará na realização de monitoramentos mais assertivos, principalmente nas casas”, projetou Piva. 

Confira abaixo a lista completa do número de focos

OFICINAS - 89
VILA ESPERANÇA - 27
FÁBIO SILVA - 4
DEHON - 8
PASSO DO GADO - 2
MORROTES - 2
PRAIA REDONDA - 1
STO ANT. PÁDUA - 32
MONTE CASTELO - 5
CENTRO - 27
SÃO CRISTÓVÃO - 2
GUARDA ME - 1
SÃO JOÃO ME  -12
SÃO JOÃO MD - 1
HUMAITÁ CIMA - 7
HUMAITA - 8
VILA MOEMA - 7
REVOREDO - 1
RECIFE - 4

Leia mais sobre:

Tubarão,

saude,

dengue,

Aedes aegypti.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde