Saúde

Ação na UBS São Sebastião marca Dia Mundial da Saúde em Criciúma

Na segunda-feira, dia 7, serão oferecidas diversas atividades a partir das 8h30

Por Redação Engeplus

Em 04/04/2025 às 20:23
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Decom

O Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta segunda-feira, dia 7, será marcado por uma ação realizada na Unidade Básica de Saúde do Bairro São Sebastião, em Criciúma. A partir das 8h30, serão ofertadas atividades como: orientações de saúde bucal, auriculoterapia, testes rápidos, aferição de glicemia e pressão arterial, entre outras. Os serviços serão oferecidos até as 16 horas, por demanda livre.

“Em 2025, o tema escolhido é Ação Global para a Saúde Universal, reforçando o compromisso de ampliar a cobertura e garantir que ninguém fique sem os cuidados necessários. Aqui em Criciúma, trabalhamos diariamente para fortalecer nosso sistema de saúde, ampliar atendimentos, melhorar a infraestrutura e garantir que cada cidadão tenha acesso aos serviços essenciais”, destaca o secretário de Saúde Deivid Freitas Floriano

O dia Mundial da Saúde marca o início da campanha de um ano sobre saúde materna e neonatal intitulada Inícios saudáveis, futuros esperançosos. O objetivo é incentivar governos e a comunidade da saúde a intensificar seus esforços para acabar com as mortes maternas e neonatais e priorizar a saúde e o bem-estar de longo prazo das mulheres.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Números da saúde no município

Criciúma possui 46 Unidades Básicas de Saúde, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e o Complexo de Saúde Santo Agostinho. Além disso, nos últimos anos o governo municipal também investe e ferramentas e programas para melhorar e agilizar ainda mais o atendimento. São serviços como o Telesaúde, Telepsicologia, o programa Melhor em Casa, o Integramente que oferece terapias integrativas, e tantos outros. 

Em 2024 as Unidades Básicas de Saúde realizaram mais de 530 mil consultas médicas, uma média de 44.266 mensais, foram 6,6 mil procedimentos médicos e 6.365 mil atendimentos domiciliares. Na área de odontologia, no ano passado foram quase 100 mil consultas e 240.8 mil procedimentos. 

 Franciele Lazzarin Gava, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria do Sistema de Saúde, ressalta: “Nosso compromisso é ampliar e qualificar os serviços prestados, fortalecendo a Atenção Básica como a principal porta de entrada para um atendimento preventivo e resolutivo, sempre focado nas necessidades da população”.

Leia mais sobre:

criciuma,

saude.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde