Por Redação Engeplus
Em 04/02/2025 às 08:52O governador Jorginho Mello (PL) participou, nessa segunda-feira, dia 3, da cerimônia de passagem do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O evento ocorreu no Centro de Ensino da corporação, em Florianópolis, e marca o retorno do coronel Fabiano de Souza ao posto de comandante-geral.
“Tenho muito orgulho de estar hoje no Corpo de Bombeiros e dizer que todos os bombeiros nos orgulham. Estamos investindo em novas viaturas e equipamentos para melhorar ainda mais o trabalho dessa instituição séria e importante para a sociedade. Agora o Fabiano de Souza que estava na Defesa Civil volta para os Bombeiros para tocar os projetos importantes. Desejo muito sucesso ao coronel Bastos que esteve à frente do Corpo de Bombeiros nesse período”, destacou o governador.
Fabiano de Souza reassume a liderança da instituição após deixar o cargo de secretário da Proteção e Defesa Civil. Ele já havia comandado o CBMSC entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024. O oficial possui graduação em Direito, pós-graduação em Direito e Processo Civil, especialização em Gestão Pública com ênfase na atividade de bombeiro militar e mestrado profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.
“Estou retornando ao comando do Corpo de Bombeiros Militar, praticamente na véspera de um marco histórico para a corporação, que é o primeiro centenário. Nós completamos 100 anos no dia 26 de setembro de 2026, então 2025 é o ano de planejamento, para que a gente chegue ao final desse primeiro centenário, como uma instituição moderna, inovadora, que proporciona a população cada vez mais proteção, qualidade de vida e desenvolvimento. E não posso deixar de destacar o olhar também para a motivação do nosso homem, da nossa tropa, do público interno. Então é um ano de preparação para que a gente chegue nesse marco histórico como a melhor instituição de bombeiros do Brasil”, destacou o comandante-geral.
O coronel Fabiano de Souza sucede o coronel Fabiano Bastos das Neves, que esteve à frente da corporação no último ano. “Foram 365 dias de trabalho que valeram muito à pena pra mim, praticamente um fechamento de carreira na função mais graduada da corporação, de maior responsabilidade. Me sinto realizado por ter servido a instituição, o estado e a população nesse período. Destaco as entregas feitas como a aquisição de equipamentos e missões no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso. Outra mudança importante foi implementação do Descomplica, o decreto do governador, onde aperfeiçoou os processos de segurança contra incêndios”, disse o coronel Fabiano Bastos que atuava como comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
A solenidade também foi marcada pela entrega de 13 novas viaturas para reforçar a estrutura operacional da corporação. O investimento, superior a R$ 3 milhões, inclui oito caminhonetes, três ambulâncias e duas viaturas administrativas.
Além disso, ocorreu a promoção de 18 militares, sendo quatro oficiais e 14 praças, reconhecendo o desempenho e a dedicação dos profissionais que atuam no Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina.
Leia mais sobre:
Santa Catarina,
cbmsc,
Coronel Fabiano de Souza.
Fatalidade
Avenida Centenário
Jacinto Machado
Do estoque vizinho
Atropelamento
Em andamento
Tubarão
Fim da investigação
Avenida Centenário
Do estoque vizinho
Em andamento
Fim da investigação